Cidade de São Paulo terá tardes de temperatura acima da média de julho no decorrer desta semana sem previsão de frio intenso à noite | NELSON ALMEIDA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A semana começa sob uma realidade meteorológica e vai terminar muito diferente na cidade de São Paulo. Dias de tempo firme, com sol e baixa umidade vão dar lugar à maior presença de nuvens e elevada umidade com chance de precipitação.

O fim de semana foi de tempo ensolarado, apesar da presença de nuvens, na capital paulista. O tempo aberto favoreceu uma grande diferença de temperatura entre a noite e o dia, ou seja, uma grande amplitude térmica, situação bastante comum nesta época do ano na climatologia da cidade de São Paulo.

Nas estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura paulistana, as mínimas observadas foram de 9,3ºC no sábado e 8,4ºC neste domingo, ambas as marcas registradas em Parelheiros, no Sul da cidade.


As tardes, por sua vez, foram bastante agradáveis. Na estação do Mirante de Santana, na zona Norte da cidade de São Paulo, as máximas atingiram 22,8ºC no sábado com maior aquecimento neste domingo, quando fez 26,5ºC com o ingresso de ar mais quente.

Nesta segunda, o sol predomina na cidade de São Paulo com algumas nuvens e há chance de neblina em alguns pontos. As mínimas ficam ao redor de 13ºC, mas no Sul da cidade pode fazer 8ºC ou 9º C. A tarde torna a ser quente para julho com máxima em torno de 26ºC a 27ºC.

Na terça, outro dia de sol e nuvens. Segue um pouco frio cedo com mínima em torno de 14ºC, mas de até 10ºC no Sul da cidade, e a tarde novamente será quente para os padrões de julho com 26ºC a 27ºC na maioria dos bairros.


Na quarta, sol e nuvens com aumento de nebulosidade. Maior aumento de nuvens no Sul da capital paulista pela infiltração marítima. Mínima ao redor de 14ºC e máximas durante a tarde que podem ficar entre 26ºC e 28ºC com maior aquecimento no Norte da cidade.

Na quinta e na sexta, o dia deve ter maior presença de nuvens com maior umidade. O sol até pode aparecer entre as nuvens, mas a nebulosidade será maior a ponto de não se descartar precipitação isolada, leve e passageira. A temperatura declina um pouco, mas as máximas seguem entre 23ºC e 25ºC na maior parte da cidade.

Já o interior do estado de São Paulo deve ter uma semana com predomínio do tempo firme, sol e baixa umidade no período da tarde. Chance de chuva maior no Sul e no Leste paulista, em pontos perto da costa e do Vale do Ribeira, especialmente entre quinta e sábado.

A temperatura vai estar alta à tarde no decorrer da semana com calor em muitas cidades do interior de São Paulo. Maior aquecimento no Noroeste e no Norte, perto de Mato Grosso do Sul e do Triângulo Mineiro com marcas acima de 30ºC. Na quinta, o calor será mais intenso e os termômetros podem indicar máximas perto ou acima de 35ºC no Noroeste paulista.