Anúncios

A MetSul vem destacando que é muito alta a probabilidade de nevar no episódio de frio muito intenso no Centro-Sul do Brasil nesta semana. Há possibilidade de neve nos três estados do Sul, mas, particularmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com maior chance no estado gaúcho e em diversas regiões. A equipe de tecnologia da MetSul produziu um vídeo com o relevo 3D do Rio Grande do Sul e a última projeção de neve do nosso modelo de alta resolução WRF (Weather Resarch and Forecasting).


Na animação é possível observar que o modelo indica neve para as áreas principalmente de relevo entre quarta e quinta. Inicialmente, o modelo aponta neve sobre os cerros da região da Campanha e na sequência para as altitudes maiores da Serra do Sudeste. Depois, a possibilidade de nevar alcança áreas do Centro do Estado, a maioria também com elevações, como Encruzilhada do Sul e região. Por fim, a simulação computadorizada projeta neve para parte da Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense.

A chance de precipitação invernal (neve em flocos, chuva congelada e/ou graupel) é por demais alta nos pontos mais elevados do Sul do Brasil (cotas de altitude acima de 700 metros), chance intermediária em locais de média altitude (500 metros a 700 metros) e pequena em pontos de menor altitude (nível do mar a 400 metros) de diversas regiões gaúchas e do Sul do Brasil.


Já não se pode descartar neve no final da terça ou cedo na quarta-feira na retaguarda da frente fria entre o Norte gaúcha e Santa Catarina, mas a maior probabilidade de ocorrência do fenômeno é durante a quarta e o começo da quinta. No caso da Serra, Aparados e Planalto Sul Catarinense, cresce muito a chance de nevar entre o final da tarde ou noite de quarta e o amanhecer de quinta.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Há possibilidade, porém, de o fenômeno vir a ocorrer em locais como o Meio-Oeste catarinense, o Planalto Norte de Santa Catarina, e o Sul do Paraná. Chance ainda em locais da Campanha gaúcha e da Serra do Sudeste assim como no Planalto Médio e Alto Uruguai, o que se estende ao Oeste catarinense e o Sudoeste do Paraná. Em cidades de baixa altitude não se descarta precipitação invernal na forma de graupel ou chuva congelada.

Anúncios