A chuva que já caiu em parte do interior gaúcho durante o feriado atinge todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. As precipitações serão muito irregulares com volumes muito baixos em diversas cidades e elevados em alguns pontos.
Isso porque são esperadas áreas de instabilidade muito intensas localizadas, capazes de trazer chuva forte a torrencial e temporais de vento e granizo em pontos isolados. A instabilidade atinge no começo do dia o Oeste e o Sul avançando pelo território gaúcho entre de manhã e a tarde.
Apesar do tempo instável, parte do dia que será abafado deve ter momentos de sol na maioria das cidades. Em alguns municípios, o sol aparece antes da chegada da chuva, caso de Porto Alegre. Em outros, depois da chuva, como deve ser no Oeste gaúcho.
Grande Porto Alegre terá sol e nuvens com períodos de chuva, ocasionalmente forte, no dia de hoje. O amanhecer tem sol na região metropolitana e ao longo da manhã as nuvens aumentam. A chuva tende a chegar entre o final da manhã e o começo da tarde. Na Capital, a temperatura deve variar entre 19ºC e 29ºC com sensação de abafamento ao longo do dia.
Previsão do tempo para amanhã
O sol aparece com nuvens nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, entretanto vão ocorrer períodos de maior nebulosidade em algumas regiões gaúchas. O Noroeste e o Norte gaúcho, por exemplo, podem ter ainda chuva isolada e passageira da tarde para a noite pela massa de ar quente e úmido atuando no Sul do Brasil.
Será um dia quente e abafado no Estado com máximas ao redor ou acima dos 30ºC na maioria das regiões. No Oeste, os termômetros vão marcar até 32ºC a 33ºC na área de Uruguaiana e Itaqui. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 20ºC e 30ºC em dia de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade e sensação de abafamento.
Tendência
O sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas ao longo da sexta-feira, porém a instabilidade retorna. A cobertura de nebulosidade aumenta no decorrer do dia no Estado e o tempo volta a se instabilizar com avanço de chuva a partir de Corrientes e Misiones, na região Nordeste da Argentina. Chove em diversas regiões até o final do dia, especialmente na Metade Oeste, mas em pontos mais a Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul como Porto Alegre a chuva só chegaria no sábado.