Anúncios

Previsão do tempo indica que o sol predomina hoje no Litoral Norte (foto) e amanhã aparece com nuvens nas praias antes da chegada da chuva | LUIZ SALAZAR

O tempo muda nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O sol aparece em todo ou praticamente todo o território gaúcho durante a manhã, mas a atmosfera gradualmente se instabiliza com o ar quente e úmido com a formação de nuvens.

Da tarde para a noite, a instabilidade aumente e ganha força, deslocando-se pelo território gaúcho com chuva mal distribuída e irregular. Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com raios, possibilidade de rajadas de vento e queda localizada de granizo. Algumas cidades podem ter altos volumes de precipitação em curto intervalo.


Antes da chuva, entretanto, o dia será muito quente e abafado na maioria das cidades do Rio Grande do Sul com máximas previstas de até 35ºC a 36ºC na região dos vales. O ar quente e úmido proporciona sensação de abafamento. No Noroeste gaúcho, o dia será de calor bastante intenso com marcas de 37ºC a 39ºC.

Grande Porto Alegre

Quinta-feira de sol na região da Grande Porto Alegre. O dia pode começar com neblina em alguns pontos pelo tempo muito aberto da madrugada, mas que logo se dissipa. O amanhecer é ameno, mas com o sol aquece rapidamente e já no final da manhã faz calor.


Aquece mais do que ontem e a tarde será quente. Nuvens ingressam da tarde para a noite, mas a chuva, em princípio, só chega amanhã à medida que dados que indicavam chance de chover hoje no fim do dia na área metropolitana passaram a sinalizar precipitação somente na sexta.

Previsão do tempo para amanhã

O sol chega a aparecer com nuvens nesta sexta-feira em diversas regiões do Rio Grande do Sul, entretanto a massa de ar quente e úmida de origem tropical traz instabilidade para a maioria das regiões no decorrer do dia. Não se pode descartar chuva já de manhã em alguns pontos, como na Metade Oeste, mas a instabilidade cresce da tarde para a noite.

Na segunda metade da sexta-feira se espera chuva na maior parte do Estado, contudo desde já se antecipa que as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas. Pontos isolados podem ter chuva forte a intensa de curta duração com risco de temporais localizados em que não se pode descartar vento forte ou queda de granizo.

A sexta-feira dos gaúchos será quente e abafada, mas, pelo aumento da nebulosidade e chuva em muitos locais durante a tarde, a temperatura não se eleva tanto como hoje. Porto Alegre, por exemplo, deve ter 31ºC a 32ºC antes da chegada da chuva. No Oeste gaúcho, termômetros podem marcar 32ºC a 34ºC.

Anúncios