Anúncios

Um ciclone extratropical na Patagônia começa a mudar o tempo no Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria que se estende pelo Leste argentino até o Uruguai e o Oeste gaúcho traz chuva na tarde desta quinta-feira na região de Uruguaiana, Barra do Quaraí.

NOAA

O sistema frontal traz aumento de nebulosidade principalmente para o Oeste, o Centro e o Sul do território gaúcho, embora o sol apareça na grande maioria dos municípios com forte a intenso calor. A temperatura chegou a 40,7ºC no começo desta tarde em Uruguaiana e passa dos 40ºC em pontos do Noroeste gaúcho.

O ciclone organizou uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia com ar seco e quente, que tem orientação de Norte para Sul e traz ar muito quente para o Oeste, o que explica as máximas altíssima na região nesta quinta.


A chuva da tarde para a noite desta quinta-feira não alcança grande número de cidades do Rio Grande do Sul e se limita mais a Oeste e pontos do Sul até o final do dia, apesar de que o calor pode gerar instabilidade muito localizada em outras regiões do Estado com a formação de nuvens carregadas isoladas.

A instabilidade maior é prevista para amanhã, quando a chuva tende a ser mais ampla e generalizada, alcançando todas as regiões gaúchas.  O sol chega a aparecer com nuvens ao menos em parte da sexta em diversas regiões do Rio Grande do Sul, entretanto a massa de ar quente e úmida de origem tropical com uma área de baixa pressão térmica no Nordeste argentino e o sistema frontal trazem instabilidade no decorrer do dia.

Não se pode descartar chuva já de manhã em alguns pontos, como na Metade Oeste, mas a instabilidade cresce da tarde para a noite, quando deve atingir um grande número de cidades. Na segunda metade da sexta-feira se espera chuva na maior parte do Estado, contudo desde já se antecipa que as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas.

Pontos isolados devem ter chuva forte a intensa de curta duração com risco de temporais localizados em que não se pode descartar vento forte ou queda de granizo. Serão ocorrências de caráter isolado e não se antecipa um cenário de risco de tempo severo generalizado pela instabilidade pouco organizada e nuvens de desenvolvimento vertical isoladas.

A sexta-feira dos gaúchos será quente e abafada, mas, pelo aumento da nebulosidade e chuva em muitos locais durante a tarde, a temperatura não se eleva tanto como hoje. Porto Alegre, por exemplo, deve ter 31ºC a 32ºC antes da chegada da chuva. No Oeste gaúcho, termômetros podem marcar 32ºC a 34ºC.

O fim de semana terá sol, nuvens e pancadas isoladas de chuva típicas de verão, especialmente da tarde para a noite, com calor que se intensifica principalmente do domingo. Temporais em pontos muito isolados não podem ser afastados. No domingo, uma frente fria ingressa no Oeste e no Sul com muitas nuvens e chuva generalizada que será localmente forte. A instabilidade vai tomar conta do Estado durante a segunda-feira com precipitações localmente fortes e volumosas.

Anúncios