O tempo começou a mudar hoje pela Fronteira Oeste com chuva, mas antes a Metade Oeste do Rio Grande do Sul teve calor muito intenso, com máximas parecidas com as da grande onda de calor de janeiro, e que em algumas localidades superaram os 40ºC e até passaram de 41ºC.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas nesta quinta-feira de 40,9ºC em Alegrete, 40,7ºC em Uruguaiana, 39,6ºC em São Luiz Gonzaga, 38,6ºC em Santiago, 37,7ºC em Cruz Alta, 37,6ºC em São Vicente do Sul, 37,2ºC em Tupanciretã, 36,9ºC em Santo Augusto, 36,7ºC em Ibirubá, e 36,5ºC em Quaraí.
Já estações automáticas particulares e de outras instituições registraram máximas hoje de 41,3ºC em Porto Xavier, 41,1ºC em São Borja, 40,7ºC em Santa Rosa, 40,4ºC em Santo Antônio das Missões, 40,3ºC em Itaqui, 39,6ºC em Bossoroca, 39,2ºC em Porto Vera Cruz, 38,9ºC em Santo Ângelo, 37,4ºC em Jaguari, e 37,3ºC em Espumoso.
E chegou a tão esperada chuva em São Borja torrencial após 40° nesta quinta feira @metsul pic.twitter.com/aCfksYgH0A
— Alberi Dias (@alberidias) February 24, 2022
A chuva avança, alcança o Centro do Estado nesta noite de quinta e se espalha pelo Rio Grande do Sul durante a sexta. O sol chega a aparecer com nuvens ao menos em parte do dia em diversas regiões, entretanto a massa de ar quente e úmida de origem tropical e área de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai já trazem instabilidade.
Já chove em parte do Estado na madrugada e de manhã nesta sexta, mas a instabilidade aumenta mesmo é da tarde pra noite. Vai chover na maior parte do Estado ao longo do dia, contudo desde já se destaca que as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas. Em pontos isolados chove forte com risco de temporal.
O fim de semana vai ser com sol, nuvens e pancadas isoladas de chuva típicas de verão, especialmente da tarde para a noite, com calor que se intensifica principalmente durante o domingo na Metade Norte. Temporais em pontos muito isolados não podem ser afastados.
No domingo, uma frente fria ingressa no Oeste e no Sul do Estado com muitas nuvens e chuva generalizada que será localmente forte. A Metade Norte terá um quadro pré-frontal com intenso calor. A instabilidade vai tomar conta do Estado durante a segunda-feira com precipitações localmente fortes e volumosas.