Anúncios

Frente fria na imagem de satélite sobre o Rio Grande do Sul que ainda traz nuvens começa a ocluir no Atlântico com a formação de um ciclone extratropical que vai impulsionar ar gelado para o Sul do Brasil com uma potente massa de ar polar | NOAA/Inmet

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica um domingo ainda de muitas nuvens com predomínio do céu nublado a encoberto no Rio Grande do Sul. O tempo vai seguir instável, mas a instabilidade enfraquece muito no Estado em relação ao sábado com o ingresso de ar mais frio que inibirá a ocorrência do cenário de chuva intensa e de temporais que se testemunhou no sábado.

O domingo tem predomínio da nebulosidade em quase todo o Estado com garoa e chuva predominantemente leve em parte do dia na maioria das regiões. Chove mais em áreas do Norte e do Nordeste gaúcho, mas, em geral, com baixos volumes. Setores localizados ainda podem ter alguma pancada mais forte passageira.


Uma frente fria atua sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste domingo e começa a ocluir no Oceano Atlântico com a formação de um ciclone extratropical. Este ciclone impulsiona ar mais frio para o território gaúcho e começa a ingressar uma potente massa de ar polar.

A partir do Oeste e do Sul, com o ingresso de ar mais seco e frio, o tempo começa a apresentar gradual melhoria e o vento se intensifica com a chegada da massa de ar polar que avança da Argentina e do Uruguai. Por isso, a nebulosidade entra em diminuição no Oeste e em parte do Sul na segunda metade do dia, especialmente na noite de hoje. Não se pode afastar que já durante a tarde algumas áreas tenham aberturas.

À medida que a massa de ar polar começa a ingressar, a temperatura entra em declínio neste domingo. O dia terá máximas mais baixas que o sábado e será de temperatura baixa à tarde na maior parte do Rio Grande do Sul, apesar do frio ainda não ser intenso. No fim do dia, à noite, o ar mais gelado deve começar a ser mais sentido e, por isso, as mínimas deste domingo devem ocorrer à noite.


Porto Alegre, por exemplo, deve ter entre 14ºC e 15ºC durante a tarde e 9ºC ou 10ºC no final do dia. Na fronteira com o Uruguai, marcas de 9ºC a 11ºC à tarde, porém deve fazer 5ºC a 7ºC hoje à noite. Grande parte da Serra e dos Aparados deve ter marcas abaixo de 10ºC a partir da segunda metade do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A massa de ar polar começa a ingressar com vento fraco a moderado com ocasionais rajadas e que reduz a sensação térmica. O fim deste domingo, em razão do vento mais forte e da temperatura menor, será o período mais frio do dia e com muito baixa sensação térmica.

Anúncios