Anúncios

Ciclone extratropical hoje a Leste da Argentina que impulsionou ar seco e frio para o Rio Grande do Sul e garantiu a sexta-feira ensolarada | Zoom Earth

Ciclone, jato de baixos níveis, frente quente, frente fria e ar polar. Tudo isso compõe o cenário meteorológico no Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira e que vem até segunda-feira com sucessivas mudanças do tempo para os gaúchos.

A sexta-feira de tempo ensolarado com temperatura agradável foi o dia mais bonito desta semana no Rio Grande do Sul. O tempo aberto foi proporcionado pelo ingresso de uma massa de ar seco e frio que foi impulsionada por um ciclone extratropical que se formou na foz do Rio da Prata durante a quinta-feira e hoje estava a Leste da Argentina.


O tempo aberto da madrugada proporcionou um amanhecer frio nesta sexta. A mínima no Rio Grande do Sul na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 4,5ºC na cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai. Já a máxima foi de 20,7ºC em Campo Bom. Porto Alegre que teve uma linda sexta-feira teve mínima de 12,1ºC e máxima de 19,9ºC, de acordo com dados da estação do Inmet no Jardim Botânico.

Sexta-feira de tempo ensolarado em Porto Alegre com temperatura amena | Fernando Oliveira

Nevoeiro hoje cedo em Livramento | Fabian Ribeiro

Fim de tarde hoje em Porto Alegre | Rosinara Ferreira

Como esta incursão de ar frio e seco que garantiu a sexta-feira ensolarada é muito fraca, ar quente de Norte retorna rapidamente neste fim de semana ao Sul do Brasil e favorecerá chuva. O ar quente ao avançar sobre a massa de ar frio organizará uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul neste sábado com chuva na maioria das regiões e risco de temporais isolados. O ar quente será trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera.

Corrente de jato em baixos níveis trará ar quente para o Sul do Brasil | MetSul

No domingo, a frente sobre o Estado vai deixar de ser quente e passará a ser fria, movimentando-se lentamente de Sul para Norte. Isso porque uma forte massa de ar polar começará a se aproximar pela Argentina e o Uruguai, impulsionando a instabilidade para Norte.


Com isso, a instabilidade aumentará em quase toda a Metade Norte. No decorrer do dia, a chuva deve se concentrar principalmente na faixa central do Estado, em torno do paralelo 30ºS, com chuva volumosa. Isso inclui a região de Porto Alegre.

Potente massa de ar frio ingressa no começo da semana | MetSul

Na segunda-feira, uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar avança pelo Rio Grande do Sul e garante a melhora do tempo com sol na maior parte do Estado e um declínio por demais acentuado da temperatura. Vai fazer muito frio na segunda-feira e o ar gelado ingressará com vento, trazendo baixíssima sensação térmica.

Anúncios