Anúncios

Sábado extremamente chuvoso em Porto Alegre teve quase 100 mm e precipitações seguiram na madrugada deste domingo. | Fernando Oliveira

Chuva em apenas 24 horas superou a marca dos 100 mm em Porto Alegre e em vários pontos da região metropolitana da Capital. Choveu, assim, grande parte da média histórica de junho na Grande Porto Alegre apenas entre o final da madrugada de ontem e o começo deste domingo.

Em Porto Alegre, a chuva até 7h da manhã deste domingo somou desde que se iniciou no final da madrugada de sábado até 111 mm em alguns bairros. A maior parte da Capital ficou entre 90 mm e 110 mm. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, o acumulado até o começo da manhã deste domingo foi de 109,6 mm. O volume, portanto, em apenas 24 horas, foi de 82% de toda a média histórica do mês de junho que é de 132,7 mm (série histórica 1961-1990), a terceira mais alta entre todos os meses do ano na Capital.


Chuva na Grande Porto Alegre

Os volumes de chuva foram muito altos também na região metropolitana. O acumulado até o começo da manhã deste domingo na estação meteorológica da MetSul Meteorologia no bairro Fátima, em Canoas, chegou a 117 mm. Dados do Centro Nacional de Previsão de Desastres indicaram ainda 113 mm em Viamão, 107 mm em Alvorada, 106 mm em Gravataí, 104 mm em Cachoeirinha, 99 mm em Campo Bom, 94 mm em Novo Hamburgo, 93 mm em São Leopoldo, 92 mm em Eldorado do Sul e 85 mm em Sapucaia do Sul.

Previsão

Os volumes de chuva não devem aumentar muito, uma vez que a previsão do tempo para este domingo na Capital e região metropolitana é de garoa ou chuva predominantemente leve no decorrer do dia que será de muitas nuvens e predomínio de céu encoberto.


O tempo seco vai predominar nesta semana na área metropolitana com muito sol, porém devem ser esperadas nuvens acompanhando o sol em alguns dias, como amanhã e terça. Na terça, inclusive, espera-se aumento de nuvens com a circulação de um ciclone. Havendo alguma precipitação, o que é possível, não se pode afastar chuva congelada isolada durante a terça na Grande Porto Alegre com o perfil extremamente frio da atmosfera.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios