Iara Puntel

O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul ao longo desta sexta-feira. Áreas de instabilidade que avançam do mar para o continente trazem chuva localizada em pontos do Sul gaúcho entre a madrugada e de manhã, mas a instabilidade não alcança todo o Sul gaúcho. Isoladamente, a chuva pode ser forte.

Nuvens que avançam do mar pro continente podem gerar instabilidade isolada ainda em outros pontos do Leste gaúcho. Da tarde para a noite, com o aquecimento diurna, chuva de verão isolada e passageira ocorre em setores do Centro gaúcho e do Noroeste e do Norte do Estado.

O calor mais intenso persiste no Oeste e no Noroeste do território gaúcho enquanto mais a Leste, em cidades próximas do oceano, a temperatura se eleva muito menos com a passagem de ar mais frio sobre o Atlântico pela costa que traz máximas menores que as registradas ontem. Pelotas, por exemplo, não deve superar 30ºC enquanto na Fronteira Oeste e no Noroeste haverá cidades como Uruguaiana e Santa Rosa que terão mais de 35ºC de máxima durante a tarde.


Grande Porto Alegre

O sol aparece com nuvens no decorrer desta sexta-feira em Porto Alegre e na região metropolitana. Não se pode afastar instabilidade isolada, especialmente à tarde, mas a chance não é alta e, se ocorrer, não deve atingir todas as áreas da Grande Porto Alegre e os volumes devem ser baixos.

A temperatura na região de Porto Alegre nesta sexta-feira sobe menos que na véspera por conta da passagem de ar mais frio sobre o Oceano Atlântico pela costa que vai trazer vento de Leste a Sul ao longo do dia. Na Capital, a temperatura mínima hoje baixa a 20ºC e a máxima deve se situar ao redor de 28ºC. No final do dia, os termômetros estarão marcando 21ºC a 22ºC.

Previsão do tempo para amanhã

O tempo firme predomina no Rio Grande do Sul neste sábado e o sol aparece em todas as regiões do Estado no decorrer do dia. Tempo mais aberto na Metade Oeste, onde o ar vai estar mais seco, ao passo que no Leste gaúcho haverá passagem de nuvens pela circulação de umidade vinda do oceano que pode trazer instabilidade extremamente isolada e fraca. Em Porto Alegre, máxima ao redor de 31ºC. No Noroeste gaúcho, os termômetros podem marcar de 37ºC a 38ºC.