A semana que promete chuva irregular mais dias de alta temperatura deve começar com calor e muito sol no Rio Grande do Sul, embora o dia não deva terminar sem chuva no território gaúcho. A chuva que será muito irregular e em poucos lugares.
O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas com a presença de nuvens esparsas. Algumas cidades terão períodos de céu claro na primeira metade do dia. Ar mais seco toma conta de grande parte do estado, mas a Metade Norte gaúcho sofre a influência de umidade maior que vai estar sobre Santa Catarina e o Paraná.
Por isso, não se pode descartar chuva isolada de verão no interior gaúcho nesta segunda, em especial em localidades da Metade Norte. Pontos muito localizados podem ter até chuva forte de curta duração, não se descartando algum temporal bastante isolado. Em grande parte do território gaúcho, contudo, não chove hoje
Uma massa de ar quente atua no Rio Grande do Sul neste começo de semana. O amanhecer é até agradável na comparação com os últimos dias, mas aquece rapidamente durante a manhã e a tarde será de calor.
O calor será mais intenso do Centro para o Oeste gaúcho com as maiores marcas no Oeste e no Noroeste do estado, onde haverá várias cidades com máximas à tarde de 35ºC a 37ºC e que, localmente, podem ser superiores.
Na Grande Porto Alegre, o sol predomina nesta segunda-feira, embora apareçam nuvens esparsas. Podem ocorrer momentos de céu claro na primeira metade do dia. A chance de chuva é baixa nesta segunda na região metropolitana, mas não se pode afastar que alguma nuvem Cumulus mais desenvolvida possa trazer alguma instabilidade bastante localizada.
O amanhecer é mais agradável que nos últimos dias pelo perfil mais seco da atmosfera e o tempo aberto da madrugada, mas o dia é quente. A tarde terá calor, contudo sem os extremos da última semana. Máximas em Porto Alegre ao redor dos 33ºC e na Grande Porto Alegre de 34ºC a 35ºC.