Porto Alegre (foto) terá muitas tardes quentes e com forte calor nos próximos dias, mas sem os valores extremos da semana que passou | MAURO SCHAEFER/CORREIO DO POVO

A última semana foi de castigar no Rio Grande do Sul pelo calor excessivo. Nada comparado ao calor de janeiro de 2022 que teve 15 dias seguidos com máximas acima de 40ºC, mas as marcas extremamente altas fizeram com que a semana passada tivesse cinco dias consecutivos em que as máximas atingiram os 40ºC no Rio Grande do Sul.

A sequência de dias acima de 40ºC teve início na terça (24) com máximas de 40,7ºC em Uruguaiana e 40,3ºC em Quaraí, mas já antes as máximas rondavam os 40ºC no estado. Na segunda (23), os termômetros indicaram 39,1ºC em Quaraí.

Na quarta (25), o Rio Grande do Sul registrou máximas de 40,5ºC em Quaraí. Na quinta (26), entre estações oficiais, a mais alta temperatura foi de 39,0ºC em Teutônia, mas estação particular acusou 40,7ºC em Porto Xavier. Na sexta (27), a máxima no estado na rede oficial foi de 39,9ºC em Uruguaiana enquanto entre as automáticas particulares a máxima foi de 41,4ºC em Porto Xavier.

No sábado (28), de acordo com a rede oficial, as máximas no Rio Grande do Sul foram de 39,7ºC em Rio Pardo e 38,4ºC em Campo Bom, mas estações particulares indicaram 40,9ºC em Porto Xavier, 40,1ºC em Rio Pardo (Coparroz), 39,3ºC em Santa Rosa, 39,0ºC em Parobé, 38,9ºC em Sarandi, 38,7ºC em Teutônia, 38,3ºC em Lajeado, Venâncio Aires, Minas do Leão e Cachoeira do Sul, 38,2ºC em Feliz e 38,1ºC em Colinas.

Finalmente, ontem, a temperatura não atingiu os 40ºC no Rio Grande do Sul. A maior marca em estações oficiais foi de 37,3ºC em Uruguaiana. Entre as estações particulares, a marca mais alta do domingo foi de Porto Xavier, no Noroeste, com 37,9ºC.

E a semana que começa será pior ou menos quente que a última?

Não vai fazer tanto calor como na semana que passou, mas que ninguém tome esta previsão como sinal de dias agradáveis. Vai fazer muito calor na semana que começa, entretanto sem tantos valores extremos e por tantos dias seguidos.

O Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul seguirão sendo as áreas mais quentes do território gaúcho. As máximas previstas para as duas regiões na maioria dos dias da semana devem ficar entre 36ºC e 38ºC com marcas ao redor dos 40ºC em algumas localidades.

A quarta e a quinta-feira devem ser os dias mais quentes da semana, quando é provável que a temperatura fique perto ou supere os 40ºC em alguns municípios. Embora siga muito quente, as máximas declinam na sexta e no fim de semana no Oeste. No Noroeste, as pancadas de chuva devem frustrar marcas mais extremas na maioria dos municípios a partir de quinta.

Na Grande Porto Alegre e nos vales, o calor não será extremo como na semana que passou. A cidade de Porto Alegre teve dois dias com máxima oficial de 37,9ºC, na quinta e no sábado, marca que não deve se repetir nesta semana. As máximas na capital em quase todos os dias desta semana devem ficar entre 33ºC e 35ºC. Na área metropolitana e nos vales, marcas acima de 35ºC.