As chuvas torrenciais e inundações dos últimos dias provocaram quatro mortes em Auckland, informou a polícia da Nova Zelândia. O primeiro-ministro neozelandês, Chris Hipkins, afirmou que Auckland teve na sexta-feira “o dia mais chuvoso já registrado”. “Este é um evento sem precedentes”, disse.
“O nível de devastação em algumas áreas é considerável”, acrescentou. Este é o primeiro grande incidente no país desde que Hipkins assumiu o poder na quarta-feira, após a renúncia de Jacinda Ardern. As fortes chuvas inundaram as avenidas de Auckland e o aeroporto da cidade teve que ser fechado de maneira temporária.
As forças de defesa da Nova Zelândia foram mobilizadas para ajudar nas evacuações e abrigos de emergência foram montados em toda a cidade. Ricardo Menendez March, deputado e morador de Auckland, disse que a área em que ele morava foi inundada rapidamente e ele teve que evacuar, mas recebeu abrigo de um amigo próximo.
“Houve pessoas que infelizmente não tiveram a mesma sorte – comunidades de baixa renda, pessoas com deficiência, comunidades de migrantes também”, disse ele.
Imagens online mostraram pessoas presas na água até a cintura e equipes de resgate realizando evacuações em caiaques. Outras fotos mostraram itens de mercearia flutuando pelos corredores de vários supermercados inundados. As partidas internacionais foram suspensas do aeroporto de Auckland, sem chegadas internacionais.
O Instituto Nacional de Pesquisa Hídrica e Atmosférica (NIWA), órgão de ciência do clima do país, disse que sexta-feira foi o dia mais chuvoso já registrado em vários locais de Auckland com registros de até 280 mm.
27 Jan 2023 – provisionally, the wettest day on record for multiple locations in Auckland.
These locations have set a new all-time daily rainfall record.
This is approximately an entire summer's worth of rain (DJF) in one day! 😮 pic.twitter.com/6twfPst3tW
— NIWA Weather (@NiwaWeather) January 27, 2023
Conforme a NIWA, Auckland até agora este ano já registrou 38% de sua precipitação anual habitual e 769% de sua precipitação habitual de janeiro que pode vir a ser o mês mais chuvoso de toda a série histórica que tem 170 anos de dados.
Auckland has now recorded:
🌧️ Over 769% of their January monthly normal rainfall
🌧️ Over 38% of their entire ANNUAL rainfall
Auckland is currently challenging the record for their wettest month ever. With more rain today & tomorrow, this formidable record may also be toppled. pic.twitter.com/rWOXSYBXtG
— NIWA Weather (@NiwaWeather) January 29, 2023
Embora os cientistas climáticos tenham alertado contra a atribuição de eventos climáticos individuais às mudanças climáticas, pesquisa da NIWA descobriu que o aquecimento do planeta está levando a um clima mais extremo na Nova Zelândia. A MetSul pondera que sob La Niña costuma chover demais na Austrália e Nova Zelândia. A cidade australiana de Sydney teve em 2022 o ano mais chuvoso de sua história.
Um segundo sistema de chuva intensa deve atingir Auckland nesta terça-feira. As aulas foram suspensas até o dia 7 de fevereiro. As autoridades atualizaram um aviso de chuva para vermelho em partes de Auckland, Coromandel e Northland a partir de hoje, e todas as escolas e centros de aprendizagem infantil de Auckland foram instruídos a fechar.
Um aviso vermelho significa que a chuva deve causar condições perigosas e inundações significativas. É provável que deslizamentos e enchentes atrapalhem as viagens, tornando algumas estradas intransitáveis e possivelmente isolando comunidades.
O aviso vermelho está agora em vigor para Auckland até quarta-feira. Em coletiva, o prefeito de Auckland, Wayne Brown, disse que os próximos dias podem ser piores do que os de Auckland já sofreram. “O solo está tão saturado que, se houver alguma chuva, pode ser pior do que na sexta-feira”. “Fique em casa, fique seguro e fique longe de áreas que possam escorregar. E fique longe de enchentes. Siga as instruções das autoridades de emergência”, disse ele.