Anúncios

Uma semana de madrugadas de muito frio na Grande Porto Alegre com sete dias seguidos com mínimas abaixo de 5°C na região metropolitana | Fernando Oliveira

A Grande Porto Alegre completa uma semana com temperatura mínimas abaixo dos 5ºC todos os dias. O frio já chegou antes, mas a sequência de dias com mínimas inferiores a 5ºC se iniciou no dia 29 com a potente massa de ar polar que chegou ao Rio Grande do Sul no começo da semana passada. 

A estação meteorológica instalada numa baixada do bairro de Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo, registrou 4,3ºC no último dia 29 de junho, 4,7ºC no dia 30, 4,8ºC em 1º de julho, 4,3ºC dia 2, 4,4ºC no dia 3, 3,3ºC no domingo (4) e 3,4ºC no amanhecer de hoje. 


No dia 28 de junho, a mínima foi 5,8ºC na estação que fica em um ponto mais alto, a 100 metros de altitude no mesmo bairro, uma vez que quando da entrada da massa de ar frio as mínimas tendem a ocorrer em pontos mais altos numa localidade com a chamada advecção fria. No mesmo dia, a estação de baixada que vem registrando as menores mínimas teve 6,7ºC. 

Áreas de alta pressão têm influenciado as condições do tempo nos últimos dias, o que resulta em movimento na atmosfera que são descendentes, o que se denomina de subsidência. 

Tal padrão garante o tempo firme e a grande estabilidade atmosférica com céu claro ou poucas nuvens e vento fraco a calmo, o que favorece o resfriamento noturno e a formação de nevoeiro ou neblina. 

A temperatura não tem caído mais justamente porque no meio da noite começa a se formar nevoeiro ou neblina, fechando o tempo com nuvens baixas, frustrando uma queda maior das mínimas.


Hoje cedo, a visibilidade caiu a apenas 100 metros tanto na base aérea de Canoas como no Aeroporto Salgado Filho em razão de nevoeiro. Até o fim da semana este padrão de estabilidade atmosférica seguirá favorecendo cerração. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, o interior gaúcho teve também uma madrugada fria hoje com mínimas que caíram a 1,6ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes, 0,3ºC em Canela e São Francisco de Paula, 0,9ºC em Getúlio Vargas e Soledade, e 1,0ºC em São José do Ouro.

Anúncios