Anúncios

Denso nevoeiro com temperatura abaixo de zero reduzia drasticamente a visibilidade hoje cedo nas diversas avenidas de trânsito rápido e rodovias da Grande Buenos Aires | Solo Transito/Divulgação

Buenos Aires teve nevoeiro congelante no começo desta segunda-feira (5) em sua área metropolitana. O Aeroporto Internacional de Ezeiza reportou FZFG que é o código internacional na aviação para freezing fog ou nevoeiro congelante.

Os boletins meteorológicos METAR do aeródromo da Grande Buenos Aires informaram a presença de nevoeiro congelante entre 5h da manhã de hoje e oito e meia da manhã. A visibilidade horizontal em seu momento de Máxima restrição baixou a apenas 100 metros. 


A temperatura mínima desta segunda no aeroporto internacional foi de 1,2°C abaixo de zero, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN). No observatório central de Villa Ortúzar, na cidade de Buenos Aires, a mínima de hoje foi de 4,7°C, muito superior aos valores observados no chamado conurbano da capital argentina.

O que é nevoeiro congelante?

O nevoeiro congelante (em inglês freezing fog) se forma da mesma forma que o nevoeiro normal quando a terra esfria durante a noite sob céu claro. Se houver céu claro ou escassa nebulosidade, o calor se irradia de volta para o espaço, resultando no resfriamento da superfície. Isso resulta em uma redução da capacidade do ar de reter a umidade, o que permite que o vapor d’água se condense em minúsculas gotículas de água, levando à formação do nevoeiro.


Quando o nevoeiro se forma em temperaturas abaixo de zero, as minúsculas gotículas de água no ar permanecem líquidas. São gotículas de água superresfriadas que permanecem líquidas, embora a temperatura do ar circulante esteja abaixo da temperatura de congelamento.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Isso ocorre porque o líquido precisa de uma superfície para congelar. Quando as gotas do nevoeiro congelam nas superfícies, um depósito branco de cristais de gelo é formado. O nome dado ao fenômeno é rime, mas os portugueses denominam de sincelo.

Anúncios