Esta terça-feira marcou um dia pouco comum neste mês de junho em 2022. O mês tem se caracterizado pela temperatura abaixo da média com predomínio de jornadas frias e tardes de marcas invernais com máximas muito inferiores às normais desta época do ano, seja por massas de ar frio ou instabilidade frequente com alta umidade. Dias de temperatura mais alta em junho de 2022 foram poucos e foi o caso desta terça-feira em Porto Alegre e região metropolitana.
O aquecimento desta terça na capital gaúcha foi consequência de uma condição pré-frontal. Com uma frente fria avançando pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, ar mais quente trazido por uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, que se origina na Bolívia, chegou ao território gaúcho e elevou a temperatura na Metade Norte do Estado.
A temperatura máxima na capital gaúcha na estação da zona Leste atingiu 23,3ºC. A máxima foi muito superior à da véspera, quando a temperatura em Porto Alegre não passou de 20,0ºC. A marca desta terça foi a segunda mais alta deste mês na cidade, somente atrás dos 24,5ºC da tarde do último dia 16.
Não apenas isso. Nos primeiros 28 dias deste mês, somente sete dias antes de hoje tinham registrado máxima em Porto Alegre acima da média máxima histórica do mês de junho (série 1991-2020) de 20,3ºC. Foram os dias 4 (20,5ºC), 8 (21,6ºC), 9 (22,7ºC), 14 (21,4ºC), 15 (22,4ºC), 16 (24,5ºC) e 20 (22,5ºC). Destes, apenas um havia superado, como hoje, os 23ºC.
Mesmo com o dia mais quente de hoje, Porto Alegre vai terminar junho com temperatura máxima muito abaixo do normal. Considerando os primeiros 28 dias deste mês, a média das máximas na cidade está em 18,0ºC, portanto 2,3ºC abaixo da normal das máximas do mês de junho.
O desvio negativo em relação à média histórica máxima deve, inclusive, aumentar por conta das máximas previstas para estes últimos dois dias do mês, nesta quarta e na quinta-feira. Para esta quarta, a máxima prevista em Porto Alegre é de 16ºC e para a quinta 18ºC, assim é possível que junho termine com máxima média ao redor de 2,5ºC abaixo da média histórica.
Situação idêntica se observou na Grande Porto Alegre. Com máxima de 25,7ºC, Campo Bom teve nesta terça-feira apenas o oitavo dia do mês com máxima superior a 20ºC. De acordo com o geógrafo Nilson Wolff, de Campo Bom, repete-se em 2022 padrão semelhante a de junho de 1988, quando foram apenas oito dias acima de 20ºC no mês na cidade do Vale do Sinos. O ano com menor número de máximas superiores a 20ºC em junho em Campo Bom foi 1990, que teve apenas cinco.
A MetSul Meteorologia já antecipou que a primeira semana de julho deve registrar algumas tardes quentes para os padrões climatológicos desta época do ano, inclusive com registro de calor fora de época. Não será surpresa que os termômetros se aproximem até da marca dos 30ºC em algumas cidades gaúchas.