A primeira incursão de ar polar mais forte de abril, já quase no final do mês, trouxe de volta o frio para o Cone Sul neste fim de semana. As mínimas neste domingo no Uruguai chegaram a 2,8ºC em Florida e 4,4ºC em Mercedes. Já na província de Buenos Aires, as marcas caíram abaixo de zero com -0,4ºC em Azul e -2,4ºC em Bahia Blanca. Ao passar pelo Sul do continente, o ar polar trouxe neve forte para Ushuaia na sexta-feira. No Chile, em Punta Arenas a neve causou transtornos.


A temperatura despencou na madrugada deste domingo na Campanha. Bagé amanheceu com 4,3ºC, a menor marca entre as estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Porto Alegre, os termômetros acusavam 11,5ºC no início da manhã na estação do Sistema Metroclima da Lomba do Pinheiro. O forte resfriamento no Rio Grande do Sul se seguiu a um sábado de mudanças bruscas do tempo que primeiro teve nevoeiro denso, depois sol e calor, mas que registraria ainda chuva isolada até forte e temporais à tarde. Cachoeirinha e Gravataí, por exemplo, tiveram granizo.


Os meteorologista da MetSul antecipam que a semana será fria no Rio Grande do Sul. As tardes chegam a ser agradáveis, mas todas madrugadas registrarão temperatura baixa. As noites serão invernais na integralidade do território gaúcho, mas, considerando a altitude, proporcionalmente o frio deve ser mais intenso na Campanha do que na Metade Norte. Os Aparados e a Serra chegarão a ter marcas entre 1ºC e 3ºC, inferiores ou até negativas em vales e baixadas, contudo a maior presença de umidade deve frustrar que estas regiões enfileirem uma sequência de noites com mínimas muito geladas. Já na Campanha e parte do Oeste, onde o ar estará mais seco, haverá uma maior regularidade nas mínimas baixas. Em Porto Alegre, em geral, as mínimas vão oscilar entre 8ºC e 10ºC enquanto na região metropolitana pode fazer entre 6ºC e 8ºC.


A massa de ar frio que hoje toma conta do Rio Grande do Sul tem relevância maior que encerrar a sequência de dias amenos e quentes que vinha se registrando e que até agora mantém a temperatura de abril superior à média histórica (acima). Ela marca uma ruptura no padrão climático. Antes do atual episódio de frio, o último tinha ocorrido no fim de março, logo há quase um mês. A partir de agora, as incursões de ar frio vão se tornar mais freqüentes e menos espaçadas. A segunda metade de abril, aliás, é pródiga em estabelecer padrão de temperatura que gradualmente se aproxima das condições de inverno. Até com eventos extremos. No começo da segunda quinzena de abril de 1999, só para citar um episódio mais recente, o Sul do Brasil foi atingido por histórica onda gelada que trouxe neve até incrivelmente cedo para áreas elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No evento de 1999, a temperatura atingiu 1,0ºC no dia 16 em Cambará e 0,6ºC dia 17 em Bom Jesus. Porto Alegre teve 8,4ºC dia 16 na estação do Jardim Botânico.