Anúncios

Muitos raios em Porto Alegre no final desta quinta-feira | ROSINARA FERREIRA

A área de Porto Alegre e alguns municípios próximos da capital registrou chuva forte a torrencial com alta incidência de raios no final da quinta-feira. A chuva pesada na capital, depois das 22h, veio acompanhada de grande número de raios e houve relatos de granizo miúdo no município de Eldorado do Sul, na área metropolitana.

A instabilidade teve início ainda no final da manhã em pontos muito isolados do Oeste gaúcho. À tarde, as nuvens trouxeram chuva localizadas no Centro gaúcho, como em Cachoeira do Sul, e aumentou muito no Sul do estado com acumulados de chuva superiores a 20 mm em alguns pontos.

Na sequência, a instabilidade começou a se deslocar para Norte junto ao Leste gaúcho sobre a Lagoa dos Patos a Oeste da Lagoa, na direção de Porto Alegre e região metropolitana, onde chegaria quase no fim do dia.

Poucos antes de atingir a área de Porto Alegre, a instabilidade se intensificou com nuvens de maior desenvolvimento vertical, trazendo chuva localmente forte acompanhada de muitos raios na Região Carbonífera, como em Charqueadas e São Jerônimo.

Ao redor das 23h15, as trovoadas começaram a gradualmente diminuir e a chuva já perdia força na capital depois de meia hora de precipitações moderadas a fortes e em alguns momentos até torrencial. A instabilidade enfraquecia e rumava para a costa.

Muitos raios e chuva forte de curta duração

O que mais chamou a atenção foi a grande quantidade de raios que acompanhou a chuva na região de Porto Alegre. Foram muitos raios nuvem-solo que acabaram produzindo fortes trovoadas em alguns momentos. As descargas elétricas na área da capital podiam ser vistas até de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Como se tratou de chuva forte de curta duração, que dependendo do bairro não passou de 15 a 30 minutos, os volumes de precipitação acabaram não sendo muito altos na capital gaúcha. Onde mais choveu na cidade, em bairros do Centro para o Norte, a precipitação ficou entre 10 mm e 15 mm.

Por que caiu o temporal?

O avanço de ar quente sobre a massa de ar frio que estava sobre o Rio Grande do Sul formou áreas de instabilidade com chuva e temporais isolados no Sul e no Leste gaúcho. Embora não tenha se formado uma frente quente organizada, a situação era análoga a de um sistema frontal quente.

Quando ar quente avança sobre ar frio nesta época, em regra, a instabilidade traz chuva forte, muitos raios e granizo, especialmente na presença de uma frente quente que é sistema pródigo em gerar tempo severo. Por isso, em aviso ainda na quarta-feira a MetSul Meteorologia destacava que, mesmo dados de modelos não mostrando forte instabilidade, se alertava por experiência e excesso de cautela para o risco de chuva forte, raios e granizo isolado.

O que, aliás, se confirmou. A célula de forte instabilidade que atingiu Porto Alegre apresentou caráter localizado. Logo ao Norte da capital, na área central de Canoas, não houve chuva forte ou temporal. A instabilidade forte passou ao largo ainda do Vale do Sinos.

Previsão do tempo

A sexta começará com muitas nuvens, chuva e trovoadas em pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, sobretudo na madrugada, mas durante o dia a instabilidade se afasta para o mar e o sol aparece com nuvens em todas as regiões.

Massa de ar quente, então, toma conta do estado com correntes de vento de Norte que trazem ar de origem tropical que vai elevar fortemente a temperatura que estará muito acima do que é normal para esta época do ano. O começo de manhã é agradável, mas a tarde será quente e até com calor em diversas cidades, com máximas mais altas no Oeste sob vento Norte.

As máximas à tarde, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC, a partir desta sexta ultrapassam os 25ºC em um grande número de localidades. Em algumas, atingem de 27ºC a 29ºC.

O calor mais intenso vem no fim de semana. Haverá cidades em que as mínimas domingo devem ser mais altas que as máximas da última segunda ou terça. As tardes de amanhã e do domingo devem ter 25ºC a 28ºC na maioria dos municípios e 28ºC a 30ºC em diversos pontos, sobretudo da Fronteira Oeste, Noroeste, centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. Em alguns locais, podem passar de 30ºC.