Nuvens carregadas na ERS-153, perto da Bagé, na tarde desta quinta | ALESSANDRO MAZZOLA

O avanço de ar quente sobre a massa de ar frio que estava sobre o Rio Grande do Sul formou áreas de instabilidade com chuva e temporais isolados nas últimas horas em parte do estado gaúcho. Chuva atingiu pontos bastante isolados do Oeste e do Centro do território gaúcho e se deslocou para o Sul.

Os acumulados de chuva até 19h desta quinta-feira eram de 19 mm em Pelotas, 15 mm em Canguçu, 12 mm em Encruzilhada do Sul, 7 mm em Capão do Leão, 6 mm em Pedro Osório e 5 mm em Caçapava do Sul.

A instabilidade, tal como era indicado pelos modelos meteorológicos, é mais forte no Sul do estado. Há relatos de temporais isolados com pancadas fortes e raios no começo desta noite de quinta na região de Pelotas e a Oeste da Lagoa dos Patos.

A tendência para as próximas horas é que a instabilidade atue no Sul e no Leste do estado, em especial em áreas da Lagoa dos Patos e seu entorno. Não se afasta chuva forte isolada, ocorrerão raios e há um risco marginal de granizo localizado. Por isso, não se pode descartar chuva na região de Porto Alegre nas próximas horas. Se a instabilidade não alcançar a capital, vai passar muito perto pelo Norte da Lagoa dos Patos.

Mapas de raios às 19h de quinta-feira | METSUL

A sexta começará com muitas nuvens, chuva e trovoadas em diversos pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, sobretudo na madrugada, mas durante o dia a instabilidade se afasta para o mar e o sol aparece com nuvens em todas as regiões.

Massa de ar quente, então, toma conta do estado com correntes de vento de Norte que trazem ar de origem tropical que vai elevar fortemente a temperatura que estará muito acima do que é normal para esta época do ano. O começo de manhã é agradável, mas a tarde será quente e até com calor em diversas cidades, com máximas mais altas no Oeste sob vento Norte.

As máximas à tarde, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC, a partir desta sexta ultrapassam os 25ºC em um grande número de localidades. Em algumas, atingem de 27ºC a 29ºC.

O calor mais intenso vem no fim de semana. Haverá cidades em que as mínimas domingo devem ser mais altas que as máximas da última segunda ou terça. As tardes de amanhã e do domingo devem ter 25ºC a 28ºC na maioria dos municípios e 28ºC a 30ºC em diversos pontos, sobretudo da Fronteira Oeste, Noroeste, centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. Em alguns locais, podem passar de 30ºC.