Anúncios

GREG NEWTON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Mais de 150 milhões de brasileiros estão aptos a votar hoje e a grande maioria vai deixar suas casas neste domingo para o momento maior da democracia que é a eleição. E o tempo? Como estará? É uma questão importante. Não só porque grande parte da população vai à rua como porque as condições do tempo, de acordo com vários estudos, podem interferir em abstenção.

As campanhas dos candidatos e os analistas políticos há dias comentam sobre abstenção e. nos Estados Unidos, por exemplo, onde o sistema eleitoral é diferente do nosso, chuva ou sol podem interferir em resultados de eleições estaduais, de acordo com vários trabalhos publicados.


Mas se depender das condições meteorológicas, contudo, a esmagadora maioria dos eleitores não terá contratempos para votar no Brasil neste 2022. Depois de uma sequência de dias de forte instabilidade em estados do Centro-Oeste e do Sudeste, além do Paraná, a tendência é de sol e nuvens na maioria dos pontos.

Todas as regiões do Brasil devem ter precipitação, mas predominantemente isolada. Pancadas afetarão mais o Amazonas, de muito baixa densidade populacional, enquanto nos maiores colégios eleitorais o tempo firme predominará.


No Sul do Brasil, o domingo vai ter sol e nuvens em quase toda a região, mas pontos mais a Leste do Sul do país podem ter chuva e garoa isolada e passageira em poucos pontos intercaladas com sol. A temperatura estará agradável.

Porto Alegre terá muitas nuvens no decorrer do dia, especialmente de manhã, com chance de garoa ou chuva leve passageira, mas devem ocorrer aberturas de sol ao longo do domingo. O dia será bastante ameno para outubro na capital gaúcha com 16ºC às 9h, 19ºC ao meio-dia e 21ºC às 15h.

No Sudeste, maior colégio eleitoral do Brasil, sol aparece em quase toda a região. De manhã, a esmagadora maioria das cidades terá sol e nuvens ou céu nublado sem chuva. À tarde, chuva muito isolada no Leste paulista, Rio de Janeiro e, em Minas Gerais, mais do centro para o Norte mineiro.

A cidade de São Paulo terá sol e nuvens com momentos de nublado e chance menor de precipitação passageira. Na cidade do Rio de Janeiro, mais nuvens com aberturas de sol e chance de chuva passageira.

Quase toda a Região Nordeste terá sol, exceção de chuva isolada na costa. No Centro-Oeste, sol com tempo firme no Mato Grosso do Sul e chuva localizada da tarde para a noite no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Um bom voto para você!

Anúncios