Tempo no fim de semana em Porto Alegre foi mais típico do clima do começo de abril com noites amenas e tardes mais quentes. Previsão do tempo indica sol ainda para a capital nesta segunda, mas chove de terça até quinta na cidade. | FERNANDO OLIVEIRA

O fim de semana foi marcado por muito sol no Rio Grande do Sul com dias de céu claro, frio à noite e temperatura alta durante a tarde com grande amplitude térmica. Esquentou bastante neste domingo, horas antes da chegada de uma frente fria ao estado gaúcho e que vai trazer uma grande mudança nas condições do tempo neste começo de semana para os gaúchos.

As máximas neste domingo na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 32,5ºC em Uruguaiana, 31,4ºC em Quaraí, 31,1ºC em Rio Pardo, 30,8ºC em Campo Bom, 30,7ºC em Alegrete, 30,9ºC em Santa Maria, 30,2ºC em Jaguarão, 30,1ºC em São Gabriel e Teutônia, e 30,0ºC em São Luiz Gonzaga e Dom Pedrito. Em Porto Alegre, a máxima oficial na estação do Jardim Botânico foi de 29,3ºC.

Estações automáticas particulares indicaram máximas neste domingo de 32,4ºC em Rio Pardo, 32,2ºC em Itaqui, 32,1ºC em Parobé, 32,0ºC em Venâncio Aires, 31,7ºC em São Borja, 31,4ºC em Porto Xavier, 31,1ºC em Maçambará, 30,9ºC em Santa Cruz do Sul e Santa Rosa, 30,6ºC em Rosário do Sul e Teutônia, 30,4ºC em Herval, 30,3ºC em Feliz, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Taquara, e 30,0ºC em Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Porto Vera Cruz e Cachoeira do Sul.

O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul ainda nas primeiras horas desta segunda em parte do Rio Grande do Sul à medida que a frente fria no Uruguai e na Argentina avança para o território gaúcho neste feriado.

A frente fria chega ao estado e traz aumento de nuvens e chuva neste feriado para o Oeste e o Sul do estado. Já deve chover em pontos da fronteira com o Uruguai, do Oeste e do Sul gaúcho na primeira metade do dia, especialmente de manhã. Não são descartadas trovoadas em alguns pontos.

Já nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens nesta segunda e não se descarta chuva até o fim do dia em pontos do Noroeste e do Centro gaúcho. Nas outras áreas do estado, a chuva somente chega amanhã. Pode ser o caso de Porto Alegre, onde a chuva só chega no final da segunda ou mais provável na madrugada da terça.

Com a chegada da frente, a temperatura declina no Oeste e no Sul, onde as máximas ocorrem nas primeiras horas do dia e as mínimas no fim do dia, à noite. Muitas cidades do Sul e da região da Campanha devem ter marcas abaixo dos 20ºC na tarde desta segunda e no final do dia vão estar com 13ºC a 15ºC.

No restante do estado, a segunda-feira será quente para os padrões de maio. A Metade Norte, inclusive, terá calor sob ar seco e quente pré-frontal. A Grande Porto Alegre vai registrar máximas de 27ºC a 29ºC na maioria das cidades e localidades dos vales e do Noroeste devem ter máximas ao redor dos 30ºC. Mesmo na Serra vai estar quente com 26ºC a 27ºC em alguns municípios.

A chegada da frente fria vai marcar o começo de um período de instabilidade. Na terça e na quarta, a chuva se reforça sobre o Rio Grande do Sul e atinge quase todas as regiões. Pode chover moderado a forte em alguns pontos. No extremo Sul, tempo firme em parte da região e o sol até pode aparecer.

Na quinta, o tempo apresenta melhoria em parte do Oeste e em setores do Sul gaúcho. Nas demais regiões, especialmente na Metade Norte e parte do Leste do estado, o dia ainda terá nuvens e chuva em diversos locais. Na sexta, melhora do tempo mais generalizada.

Veja em vídeo com a nossa meteorologista Estael Sias a previsão da chegada da frente fria ao Sul do Brasil e a tendência de chover muito nesta semana.