Neve caiu muito forte nos Andes de Mendoza neste fim de semana | DIVULGAÇÃO

Uma massa de ar frio que avança pela Argentina trouxe grande quantidade de neve neste fim de semana para setores da Cordilheira dos Andes, entre Argentina e Chile, tal como havia sido antecipado pela MetSul Meteorologia. A acumulação de neve se aproximava de meio metro hoje em montanhas da cordilheira.

O mau tempo continuava neste domingo na serra de Malargue, na província de Mendoza, com nevascas que voltaram a se intensificar. Nevou em Paso Pehuenche e no circuito dos vales Hermoso, Las Leñas e Los Molles. A neve acumulada poderia ultrapassar meio metro nos picos altos. Na cidade de Malargüe o céu estava um pouco nublado com rajadas de vento e sensação térmica baixa.

Alejandro Rodríguez, do complexo Real del Pehuenche, localizado na Estrada Nacional 145, a poucos quilômetros da fronteira internacional com o Chile, informou ao portal Sítio Andino da Argentina que o acúmulo de neve no Vale Pehuenche nas últimas horas superou os 35 centímetros. Nos picos altos, o depósito de neve seria de cerca de meio metro.

Algumas das passagens internacionais rodoviárias entre Chile e Argentina tiveram que ser bloqueadas pelo temporal de neve na alta montanha. Uma delas foi o Paso Internacional Pino Hachado teve que ser desativado devido ao grande acúmulo de neve nas estradas.

A famosa estação de esqui de Las Leñas, na província de Mendoza, oferecia paisagens de inverno neste domingo. Nevava de forma persistente até o começo da manhã no centro turístico, mas durante a tarde o tempo melhorou e o sol apareceu com sol e nuvens sob forte vento gelado na cordilheira.

Las Leñas hoje de manhã | DIVULGAÇÃO

Las Leñas hoje à tarde | DIVULGAÇÃO

Esta massa de ar frio vai chegar ao forte ao Sul do Brasil? Não! Então, o que vai acontecer? Amassa de ar frio vai avançar da Argentina e Do Uruguai para o Rio Grande do Sul entre esta segunda e a terça com queda de temperatura, mas não deve conseguir se deslocar para Norte.

Com isso, o estado gaúcho ficará entre o ar mais frio ao Sul e quente ao Norte, o que vai gerar instabilidade por dias seguidos. Uma vez a massa de ar frio perde rapidamente intensidade ao chegar às latitudes do Sul do Brasil, ela terá dificuldade em progredir e acabará bloqueada até escoar para o Atlântico. O resultado será a sequência de dias com registro de chuva, resultando em volumes mais altos de precipitação.

O efeito do ar frio se dará principalmente nas temperaturas máximas da tarde, especialmente na terça e na quarta de forma mais generalizada, mas já nesta segunda vários pontos do Sul gaúcho terão menos de 20ºC durante a tarde.

As mínimas noturnas não serão muito baixas com nebulosidade e instabilidade. Esfriará mais à noite no Sul gaúcho pela proximidade do centro da massa de ar frio e o tempo mais aberto depois da terça e na Serra e Aparados pelo fator altitude.

Veja em vídeo a previsão do tempo para esta semana e como a massa de ar frio vai interferir no tempo do Sul do Brasil.