Anúncios

La Floresta, departamento uruguaio de Canelones, na tarde deste domingo. Nuvens muito carregadas acompanhando a frente fria avançaram pelo Rio da Prata até o Sul do Uruguai. | @GIABELST/TWITTER

Uma frente fria se desloca pelo Cone Sul da América e mudou o tempo no Centro da Argentina e parte do Uruguai nas últimas horas. As duas capitais do Prata, Buenos Aires e Montevidéu, tiveram uma radical mudança do tempo na tarde deste domingo com chuva, vento e queda brusca da temperatura.

Na Grande Buenos Aires, no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a temperatura às 14h era de 27ºC com vento moderado a forte de Noroeste. A nebulosidade aumentou, o vento virou para o quadrante Sul e a temperatura despencou. Às 17h, o aeroporto internacional registrava apenas 15ºC.

Na cidade de Buenos Aires, a temperatura no Aeroparque no meio da tarde era de 27ºC, mas no fim da tarde os termômetros indicavam 17ºC no aeroporto que está às margens do Rio da Prata. As rajadas de vento na capital argentina estavam perto dos 70 km/h.

No interior da província de Buenos Aires, a passagem da frente fria trouxe alguns temporais. Na região da Sierra da la Ventana, no Sul da província, houve o registro de temporal de granizo. As pedras de gelo chegaram a acumular.


No Uruguai, a chegada da frente fria foi precedida por horas de calor e fortes rajadas de vento do quadrante Norte pelo quadro pré-frontal. A temperatura na tarde deste domingo chegou aos 29ºC no Aeroporto Internacional de Carrasco, no departamento de Canelones, e que serve a cidade de Montevidéu.

A chegada da frente à região da capital uruguaia se deu com nuvens muitos carregadas, chuva e trovoadas, o que levou a uma queda da temperatura. Em alguns pontos do Sul do Uruguai, as pancadas de chuva foram fortes e o Instituto Uruguaio de Meteorologia chegou a emitir um alerta laranja para a região da capital uruguaia.

A frente fria nas próximas horas se desloca pelo interior do Uruguai com chuva e algum risco de temporais isolados, o que se espera também ocorra no Nordeste da Argentina em províncias como Santa Fé e Entre Ríos. O tempo melhora nesta segunda em Montevidéu e Buenos Aires e o sol aparece a semana inteira nas capitais argentina e uruguaia sob ar mais seco e frio.

O sistema frontal alcança o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva no Oeste e no Sul gaúcho, onde já chove de manhã. No Centro e no Noroeste do estado a instabilidade atinge alguns locais até o fim da segunda. A chuva somente deve alcançar todo o território gaúcho na terça-feira.

Veja em vídeo com a nossa meteorologista Estael Sias a previsão da chegada da frente fria ao Sul do Brasil e a tendência de chover muito nesta semana.

Anúncios