O tempo muda no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Depois de dois dias de predomínio do sol no estado, ar mais quente e úmido favorecerá instabilidade no território gaúcho com chuva e risco de temporais isolados.

O sol chega a aparecer com nuvens no estado nesta quarta-feira, mas ao longo do dia se espera aumento da cobertura de nuvens. Já de manhã a atmosfera se instabiliza com chuva em pontos de diferentes regiões do estado.

Entre a tarde e a noite, a instabilidade aumenta e a chuva vai alcançar a maioria das cidades gaúchas em quase todas as áreas geográficas do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva isoladamente forte e com trovoadas, não se descartando temporais um tanto isolados.


Justamente a possibilidade de temporais é um dos riscos meteorológicos para esta quarta. Estes temporais localizados podem provocar chuva localmente forte, logo isolada, com altos volumes em curto intervalo. Na maioria das cidades gaúchas não deve chover muito. As ocorrências de precipitação intensa vão ser passageiras e localizadas.

Os mapas do nosso modelo WRF de alta resolução indicam para o final da tarde e o começo da noite de quarta núcleos de instabilidade com altos valores de refletividade que são condizentes com precipitação forte e potencial para temporais isolados, especialmente de granizo.


Como se vê nos mapas, o modelo projeta estes núcleos de instabilidade mais forte entre o Centro e o Nordeste do Rio Grande do Sul, o que inclui a Região Carbonífera, os vales, a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. Não se trata de situação de tempo severo generalizada, mas sim de ocorrências pontuais e localizadas que podem ser fortes.

Com maior umidade e nuvens, as mínimas vão ser mais altas que as desta terça, quando chegou a fazer 5ºC em São José dos Ausentes e 12ºC na região metropolitana de Porto Alegre. Aquece menos à tarde do que hoje, quando a temperatura passou de 32ºC na área metropolitana, e se projeta relativo abafamento.