Chuva e temporais devem atingir o Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite de hoje. Já no fim da manhã se observava a atmosfera se instabilizando no Uruguai e em pontos da Metade Norte gaúcha. O sol e o calor contribuíam para a rápida formação de áreas de instabilidade enquanto uma frente fria avançava pela costa na altura da província de Buenos Aires.

A imagem de satélite do meio-dia mostrava já alguns núcleos de instabilidade com nuvens de maior desenvolvimento vertical se formando sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul ao passo que no Uruguai havia um aglomerado de nuvens carregadas mais a Oeste do território do país vizinho.

A chuva entre a tarde e a noite desta quarta pode atingir a maioria das regiões gaúchas, mas deve ser irregular na distribuição. Isso deve fazer com que a precipitação não alcance todos os municípios do estado.

Um dos riscos nesta segunda metade do dia é de chuva localmente forte, logo isolada. Nosso modelo WRF de alta resolução indica núcleos de instabilidade com altos valores de refletividade que são condizentes com precipitação forte e potencial para temporais isolados, especialmente de granizo.

Não se trata de situação de tempo severo generalizada, mas sim de ocorrências pontuais e localizadas. Uma das áreas que merece atenção mais tarde hoje pelo risco de temporal é a região da Grande Porto Alegre, dentre outras do Nordeste gaúcho que podem ter tempo severo isolado.

Amanhã, o tempo segue instável no estado gaúcho. Chove novamente na maioria das áreas do Rio Grande do Sul em diferentes momentos do dia, embora o sol apareça com nuvens ao menos em parte da quinta-feira em diversas regiões. Segue o risco de chuva isoladamente forte com possibilidade de temporais localizados.

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto no decorrer do dia uma frente fria avança pelo território gaúcho com aumento de nebulosidade e chuva na maioria das regiões. Espera-se que a máxima atividade frontal ocorra na Metade Oeste, o que significa que será a região com maior potencial de chuva e temporais com os mais altos volumes de precipitação.

No sábado, ar mais seco e ameno começa a ingressar no Rio Grande do Sul e não chove na maior parte das cidades gaúchas. Na Metade Norte, porém, alguns pontos isolados ainda podem ter instabilidade passageira na forma de chuva localizada no decorrer do dia. No domingo, o sol vai predominar no estado e o amanhecer terá temperatura baixa em diversas localidades.