A temperatura variou até mais de 20ºC em poucas horas hoje em algumas cidades do Rio Grande do Sul em dia de grande amplitude térmica que foi favorecida por uma massa de ar seco e alta pressão atmosférica que derrubou a umidade abaixo de 20% em parte do interior gaúcho.

Porto Alegre (foto) teve um dia de muito sol com frio cedo na zona Sul e tardes mais quente que a de ontem sob ar seco que cobria o estado | FERNANDO OLIVEIRA

A estação meteorológica que anotou a menor mínima hoje no território gaúcho, em São José dos Ausentes, com 5,5ºC ao amanhecer, registrou máxima durante a tarde de 23,3ºC, portanto uma variação de 17,8ºC em apenas sete horas. No Noroeste, em Porto Xavier, a mínima foi de frios 9,4ºC e a máxima bateu em quentes 33,7ºC. Amplitude de 24,3ºC em apenas oito horas entre o amanhecer e meio da tarde.

Estas diferenças grandes de temperatura, que eram previstas, se fizeram sentir também na Grande Porto Alegre. A estação que registrou a menor temperatura hoje cedo na região, em Gravataí, teve mínima ao amanhecer de 10,1ºC e máxima à tarde de 30,5ºC, uma diferença de 20,4ºC. Em Porto Alegre, amplitude menor. A estação de Belém Novo, que anotou a mínima da cidade com 12,7ºC, foi a 27,3ºC durante a tarde, uma variação de 14,6ºC.

A umidade baixa colaborou para a grande amplitude térmica no Rio Grande do Sul ontem. Os menores valores de umidade relativa do ar à tarde nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia desceram a 14% em São Borja, 21% em São Luiz Gonzaga, Santiago e Tupanciretã, 25% em Santa Rosa, 27% em Santo Augusto, Soledade e Cruz Alta, 28% em Palmeira das Missões e 29% em Uruguaiana.

O mapa abaixo mostra a umidade relativa do ar em superfície que o modelo norte-americano GFS projetava para a tarde de hoje no Rio Grande do Sul e se observa que o ar esteve por demais seco exatamente na área que a simulação indicava.

Que a temperatura varie mais de 20ºC em poucas horas no Rio Grande do Sul não foge ao normal desta época do ano. O outono é a estação em que dias de elevada amplitude térmica tendem a ser mais comuns assim como no inverno, especialmente quando começa a ingressar ar mais quente após dias sob a influência de uma massa de ar frio, como foi o caso de hoje.

A partir desta terça se espera uma gradual diminuição da amplitude térmica e na segunda metade da semana, com maior umidade e chuva em muitos locais do estado, a diferença de temperatura entre a noite e o dia vai ser ainda menor e até pequena em diferentes municípios.