Chegada do frio é sentida também pelos pets neste começo de abril | ARI TEIXEIRA/PMPA

O Rio Grande do Sul registrou nesta segunda-feira, pelo terceiro dia seguido, um amanhecer de temperatura baixa e abaixo do normal para o começo de abril, efeito de uma massa de ar seco e frio que tomou conta do estado no fim de semana e foi impulsionada por um ciclone extratropical intenso no Atlântico Sul e que já está muito distante.

Os termômetros no estado indicaram 7ºC no sábado, 3ºC ontem e 5ºC nesta segunda. Como era esperado, as menores mínimas hoje se deram em locais de maior altitude da Metade Norte, em especial em estações de baixadas. Veja as mínimas de hoje no Rio Grande do Sul registradas por estações meteorológicas oficiais e particulares:

São José dos Ausentes: 5,5ºC
Soledade: 5,7ºC
Getúlio Vargas: 7,2ºC
Cambará do Sul: 7,8ºC
Espumoso: 8,3ºC
Santa Rosa: 8,7ºC
Porto Xavier: 9,4ºC
Bom Jesus: 9,7ºC
Mato Leitão: 9,8ºC
Vacaria: 9,9ºC


Na Grande Porto Alegre, a menor temperatura foi de 10,1ºC em Gravataí. Campo Bom teve 12,7ºC, mas não é a mínima do ano até agora, uma vez que em 19 de fevereiro fez 10,1ºC durante um episódio de frio também favorecido por um ciclone extratropical. Porto Alegre registrou mínimas mais baixas que ontem com 12,7ºC no Aeroclube de Belém Novo (zona Sul) e 15,3ºC no Jardim Botânico (zona Leste), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Os efeitos desta massa de ar frio que atua desde o sábado no território gaúcho gradualmente cessam com a elevação da temperatura. Por isso, a tarde de hoje terá até 30ºC na Grande Porto Alegre e calor de 33ºC a 34ºC no Noroeste gaúcho. As mínimas, ademais, serão mais elevadas nos próximos dias e se projeta o retorno da chuva para pontos do território gaúcho. Na segunda metade da semana, a chuva vai alcançar maior número de locais do Rio Grande do Sul.