Anúncios

Frio abaixo de zero no Sul e no Centro-Oeste com massa de ar polar que derruba a temperatura e traz frio em extensa área do Brasil | Antonio Wolf

Temperatura desaba em metade do Brasil com o ar polar que avança pela América do Sul e traz neve nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. Marcas muito baixas foram anotadas hoje entre a madrugada e o amanhecer em uma extensa área do território brasileiro com muito frio sentido no Sul e em área do Centro-Oeste, do Sudeste e até do Norte do país.

No Sul do país, nuvens e vento impediram resfriamento maior em muitas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim que o frio foi mais intenso de forma ampla no Paraná ao passo que nos estados gaúcho e catarinense, pela maior nebulosidade e ar extremamente frio em altitude, as mínimas mais extremas ocorreram nos picos. Mesmo assim os três estados do Sul tiveram marcas negativas. O frio foi notável em parte do Centro-Oeste do Brasil e no Oeste de São Paulo.


Frio abaixo de zero no Sul do Brasil

De acordo com dados da rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor mínima hoje no Rio Grande do Sul se deu em São José dos Ausentes com -2,9ºC. Em Santa Catarina, a menor marca se deu no alto do Morro da Igreja, entre Bom Jardim da Serra e Urubici, com -7,5ºC. General Carneiro, no Paraná, teve -3,9ºC. Em destaque ainda as mínimas de -2,0ºC em Clevelândia (PR), Curitibanos (SC) e Campos Novos (SC), Vacaria (RS) com -1,6ºC, Rio Negrinho (SC) com -1,5ºC, Cambará do Sul (RS) que anotou -1,2ºC, Xanxerê (SC) com -1,1ºC, Major Vieira (SC) que baixou a -1,0ºC, Lagoa Vermelha (RS) e Erechim (RS) com -0,3ºC, Palmeira das Missões (RS) que teve -0,2ºC e Rancho Queimado (SC) com -0,1ºC.

Mínimas negativas no Centro-Oeste

A temperatura desabou em muitas cidades do Centro-Oeste do Brasil e parte da região até teve marcas negativas mais cedo nesta terça-feira. No Mato Grosso do Sul, conforme os dados de estações automáticas do Inmet, os termômetros indicaram -1,0ºC em Bela Vista, -0,6ºC em Iguatemi, 2,0ºC em Ponta Porá e 2,2ºC em Rio Brilhante. Já no Mato Grosso, a temperatura caiu a 7,4ºC em Alto Taquari, 7,6ºC em Campo Verde e 10,7ºC em Cuiabá. Rio Verde, em Goiás, baixou a 7,5ºC e a estação de Pedras Emendadas, no Distrito Federal, teve 7,4ºC.

Gelado no interior paulista

O frio mais intenso no Sudeste ocorreu no setor mais a Oeste de São Paulo, onde o tempo estava mais seco e aberto na madrugada. O Inmet registrou 4,0ºC em Rancharia e 4,1ºC em Presidente Prudente. Fez ainda 5,6ºC em Tupã. Em Minas, o resfriamento foi muito acentuado no Triângulo Mineiro. Uberlândia teve mínima de 9,4ºC na estação situada no campus Santa Mônica da UFU.


Friagem no Norte do Brasil

A queda da temperatura foi muito acentuada também no Norte do Brasil com o avanço do ar frio de origem polar pelo interior do continente. Registrou-se friagem na região amazônica com mínimas até abaixo de 10ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, com base em suas estações automáticas, as mínimas desta terça chegaram a 8,5ºC em Vilhena (RO), 14,8ºC no Parque Estadual Chandelles (AC), 15,8ºC em Comceição do Araguaia (PA) e 17,8ºC em Lábrea (AM).

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios