Anúncios

Misery Index (MI) mostra a força e abrangência do frio que dominava metade da América do Sul hoje cedo | Earth Null

O denominado Índice de Miséria (MI ou Misery Index), desenvolvido pela Earth Null, revela o quão potente é a massa de ar frio que invadiu a América do Sul e avançou pelo interior do continente, derrubando a temperatura e trazendo precipitação invernal mesmo em locais pouco acostumado a esse tipo de fenômeno como o Paraguai.

O Índice de Miséria é uma forma de visualização de o quão está miserável o tempo sob o ponto de vista térmico. Por isso, o índice se dá pela percepção das pessoas da temperatura com a sensação térmica, em caso de frio, e o índice de calor, no caso de temperatura muito alta.


Bolsão de ar gelado que saiu da Antártida chegou ao interior do continente com um centro de alta pressão | Earth Null

O mapa do Misery Index do começo desta terça-feira mostrava metade da América do Sul sob condições de muito frio, cobrindo Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, e o Centro e o Sul do Brasil. Um indicativo da grande abrangência desta intensa massa de ar polar que começou a ingressar no começo da semana.


Hoje, a temperatura caiu abaixo de zero no Brasil no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A mínima no estado catarinense foi de 7,5ºC abaixo de zero no Morro da Igreja. Mínimas muito baixas foram registradas ainda no Oeste paulista, no Mato Grosso, Rondônia e no Acre.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Uruguai, a temperatura mínima desta terça-feira foi de 4ºC em Rivera, mas as nuvens e o vento impediam maior resfriamento. A sensação térmica, entretanto, era muito baixa em todo o Uruguai pelo vento. Na Argentina, onde o ar polar já enfraquece no Centro-Sul do país, a mínima foi de -15ºC em Maquinchao. No Paraguai, os termômetros indicaram marcas abaixo de zero em muitos pontos com -2,0ºC em Marechal Estigarribia. Assunção teve 0,4ºC que é muitíssimo frio para a capital paraguaia. Na Bolívia, a mínima foi de 7,4ºC negativos em Tarija.

Anúncios