Anúncios

Nevou na noite desta segunda-feira no Paraguai, onde o fenômeno é por demais incomum. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a queda de graupel na localidade de San Antonio de Ypecuru, em Encarnación.

De acordo com o glossário da Sociedade Americana de Meteorologia, graupel é um fenômeno caracterizado por floco de neve envolto em gelo e também conhecido como pelota de neve. A AMS define ainda que freqüentemente é difícil distinguir de granizo miúdo, exceto pela convenção que para caracterizar granizo precisa ter diâmetro superior a 5 mm. Já o Laboratório de Tempestades Severas da NOAA explica que o granizo somente ocorre em nuvens de tempestade de grande desenvolvimento vertical e que não sendo este caso, sob frio, é pelota de neve ou graupel.

A ocorrência de precipitação invernal em pleno Paraguai indica o quão potente é esta massa de ar frio que está com sua parte mais intensa na parte interior do continente. Para se ter ideia, a análise do modelo europeu indicava temperatura no nível de pressão de 850 hPa, ou 1.500 metros de altitude, de 2,4ºC negativos na tarde desta segunda-feira.


A queda de precipitação invernal no Paraguai sugere a possibilidade de neve fraca ou chuva congelada possa se dar também nas próximas horas em pontos das províncias argentinas de Corrientes e Misiones, fronteiriças com o Oeste do Sul do Brasil.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios