Anúncios

O Rio Grande do Sul, o Paraguai e o Nordeste da Argentina estão entre as áreas do mundo nesta quinta-feira em que a temperatura está mais acima da média no planeta. As máximas na tarde de hoje no estado gaúcho devem ficar até 15ºC acima das médias históricas do mês de agosto, o que é pouco comum de ocorrer.


O mapa acima da Universidade do Maine mostra as anomalias de temperatura hoje no planeta. Observa-se no mapa mundi que, excluindo as regiões polares, poucas áreas do globo terão temperatura tão acima da média como o Sul do Brasil, o Paraguai e o Nordeste argentino. Entre as áreas com enormes desvios positivos de temperatura nesta quinta estão também o Leste do Canadá, o Centro da Groenlândia e o Oeste da Rússia.

Enfatiza-se que o mapa não significa que estas regiões sejam as mais quentes do planeta hoje. Trata-se de anomalia de temperatura, ou seja, o quão mais quente ou mais está em relação ao que seria normal para o dia. Exceção de pontos da Antártida, não há nenhuma área que esteja com temperatura muitíssimo abaixo da média. Apenas a região das Rochosas no Oeste dos Estados Unidos tem anomalias negativas mais expressivas.

A temperatura na tarde desta quinta-feira deve ficar entre 36ºC e 38ºC em pleno inverno em algumas cidades do Rio Grande do Sul. No Nordeste argentino e no Paraguai, os termômetros vão marcar mais de 40ºC com registros de 41ºC a 43ºC em algumas cidades. No Centro-Oeste do Brasil, as máximas voltam a superar os 40ºC e no interior paulista a temperatura deve se aproximar dos 40ºC em cidades mais a Oeste.

Uma massa de ar muito quente cobre quase todo o Brasil, o Paraguai, a Bolívia, parte do Uruguai e o Nordeste da Argentina e ganha intensidade. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que se origina na Bolívia e vem até os países do Prata, transporta ar muito quente e fumaça do Centro-Oeste do Brasil para o estado gaúcho e o Uruguai.


Ontem, os termômetros já indicaram 36,6ºC no Noroeste gaúcho, em Porto Xavier. Em Santa Catarina, no Oeste, a temperatura igual se aproximou dos 37ºC na quarta-feira. No Paraná, a temperatura ficou entre 37ºC e 38ºC em Loanda e Cidade Gaúcha. No Mato Grosso do Sul, Corumbá anotou na quarta-feira uma máxima de 40,4ºC, a mais alta do ano até agora.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No interior de São Paulo, Valparaíso chegou a 37ºC. No Mato Grosso, a máxima passou de 40ºC pelo segundo dia seguido em Cuiabá com 40,2ºC, mesma máxima da véspera. No Paraguai, a máxima bateu em 40,9ºC no aeroporto de Vallemi, só 0,1ºC abaixo do recorde nacional de agosto.

Anúncios