Anúncios

A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta feito ainda na terça e na quarta-feira de uma forte ressaca nas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre esta sexta (5) e sábado (6).

Há agora o avanço para o Norte do swell (ondulação) gerado pelo intenso ciclone a Leste do Rio Grande do Sul. Com isso, o mar deve ficar muitíssimo agitado com forte a muito grande ressaca e elevação da maré (storm surge) na orla nas praias do Litoral Norte gaúcho e de Santa Catarina entre esta sexta e o sábado. 

Será uma ressaca atípica e que muito raramente se vê no período de verão, uma vez que este ciclone extratropical também é atipicamente intenso para a época de verão, como a MetSul explicou.

No decorrer do fim de semana, a ressaca cede gradualmente nas praias gaúchas e catarinenses, mas o sábado é de alto risco em Santa Catarina. O swell evoluirá para Norte e a ressaca pode chegar forte aos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ressacas fortes são comuns nos meses de outono, inverno e primavera com menos pessoas nas praias. Esta coincide com o veraneio e grande afluxo de pessoas pra costa. As pessoas devem evitar o mar e pedras em praias em razão da risco de acidentes e afogamentos. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Ontem, o swell gerado pelo ciclone começou a atingir o Litoral Sul gaúcho com forte agitação marítima na praia do Hermenegildo e o fechamento do Porto de Rio Grande para operações. 

Anúncios