A semana foi marcada por instabilidade todos os dias em cidades próximas a fronteira com o Uruguai. Em Quaraí choveu forte na quarta-feira com registro de alagamentos data em que o acumulado diário foi de 64 mm. Hoje voltou a chover forte no município com acumulado de 82 mm segundo o Centro Nacional Monitoramento de Desastres (CEMADEN). A estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77 mm. Esse foi o maior acumulado diário de chuva na cidade desde abril de 2022 quando choveu 89 mm em apenas 1 dia, segundo estação oficial do INMET. Choveu forte também em pontos da Zona Sul do Estado com 55 mm em Capão do Leão. Em Pelotas teve registro de alagamentos em alguns bairros  devido a chuva forte e passageira.

Somando a chuva ocorrida desde a segunda-feira até hoje em Quaraí acumulou 122 mm, 55 mm em Capão do Leão, 42 mm em Santana do Livramento e Rosário do Sul, 41 ,mm em Santa Vitória do Palmar, 37 mm em Itaqui, 29 mm em Alegrete e Bagé e 25 mm em Santa Maria. De uma forma geral choveu onde mais precisava, mas ainda muito longe de reverter a estiagem. Só nesta semana choveu mais em Quaraí que todo o mês de fevereiro. Em cidades como Uruguaiana, Livramento e Itaqui choveu próximo do acumulado em todo o mês passado.  A boa notícia é que irá chover ainda mais nos próximos dias elevando ainda mais esse acumulado.

Chuva isolada registrada em Ijuí na tarde desta sexta. Foto de Carlos Kist

CAPITAL MAIS QUENTE DO PAÍS

Por outro lado, o calor foi intenso ao longo da semana e hoje o Estado registrou a maior máxima do país com 36,1 em São Luiz Gonzaga e 35,6°C em Rio Pardo segundo dados oficiais da rede do INMET. Em Porto Alegre fez calor intenso também, a máxima no jardim botânico foi de 35,5°C segundo medição do INMET, quase 6°C acima do normal para o mês de março. No ranking nacional das máximas de hoje a Capital gaúcha foi mais quente de todo o país. Na sequencia Boa Vista, RR, registrou 34,8°C.  Nesta semana a chuva foi escassa na Capital e região o que colaborou para o aquecimento mais forte na região. Hoje foi registrada a maior temperatura de março em Porto Alegre, mas essa marca será ultrapassada nos próximos dias com  o aumento do calor.

Nesse interim ressalta-se que no fim de semana o calor irá ganhar força em Porto Alegre e região metropolitana com marcas muito altas para esta época do ano. O padrão de temperatura só deverá mudar com a chegada da instabilidade o que provavelmente deverá ocorrer entre a terça e a quarta.