Massa de ar quente domina as condições do tempo em grande parte do território gaúcho e ganha força neste fim de semana.  Como resultado expectativa é que as maiores marcas de temperatura do país sejam registradas no Rio Grande do Sul, ou seja, aqui será o local mais quente de todo o Brasil na despedida do verão. O mês de março até agora tem sido muito mais quente que o normal com alta frequência de dias em que a máxima supera os 35°C em parte do território gaúcho.

Em outras palavras o último fim de semana do verão o calor irá marcar presença em todas as áreas, contudo, as maiores marcas deverão ocorrer nos vales e na região metropolitana de Porto Alegre. O modelo de alta resolução WRF projeta chuva apenas para as áreas de fronteira com o Uruguai com ar mais seco dominando grande parte do território gaúcho no fim de semana.


Seja como for no sábado o tempo fica aberto e ensolarado desde cedo no Centro, Norte e Leste do Estado com expectativa de uma tarde de tempo aberto e praticamente sem nuvens. Por outro lado, entre a Campanha e a Zona Sul o céu fica nublado a encoberto desde as primeiras horas da manhã com previsão de um dia de tempo instável com pancadas de chuva e possíveis temporais passageiros. O volume de chuva será muito irregular e a tendência é de volumes mais altos próximos a fronteira com o Uruguai.  No Oeste o sol predomina com previsão de calor e não se afasta pancadas muito isoladas e  passageiras de chuva devido ao calor.

Ao mesmo tempo na região metropolitana de Porto Alegre e nos vales o fim de semana será escaldante e é provável que seja o local mais quente do Estado, bem como, do país. A projeção é de um sábado de tempo aberto com elevados índices de radiação ultravioleta. A temperatura sobe rápido e no turno da manhã deverá passar dos 30°C. A máxima deverá oscilar entre 36 e 38°C.

Do mesmo modo no domingo o sol aparece entre poucas nuvens com tempo abafado desde cedo na Grande Porto Alegre e nos vales. Em geral as máximas irão oscilar entre 36 e 38°C podendo alcançar os 39°C em alguns pontos dos vales. Na grande maioria das áreas o domingo terá máximas entre 32 e 34°C. Ao mesmo tempo a instabilidade perde força na fronteira com o Uruguai com possibilidade  apenas de eventos muito pontuais e isolados e passageiros no Oeste e Sul, sem nem sequer impactar na temperatura.

FIM DE SEMANA PROVEITOSO NO LITORAL


O fim de semana será de muito sol e calor em todo a faixa litorânea do Estado, porém no litoral sul haverá presença de nuvens e possibilidade de chuva no sábado, com maiores aberturas de sol no domingo. No Litoral Norte o sábado e o domingo serão ensolarados e quentes com a diferença que o sábado será ventoso com “Nordestão’ moderado e no domingo o vento segue Nordeste porém com fraca intensidade. Em Torres o sábado será ensolarado com 22 a 31°C. No domingo  o dia começa com nuvens, mas o tempo abre a tarde com mais calor e máxima de 33°C. Em Tramandaí e Capão da Canoa o sábado terá tempo aberto e “Nordestão” com expectativa de 23 a 32°C. No domingo ocorrem períodos de maior nebulosidade, porém sem chuva e a sensação de abafamento aumenta devido ao vento mais fraco. A temperatura irá oscilar entre 24 e 33°C.

A sexta-feira começou com céu claro em Capão da Canoa e o fim de semana seguirá muito proveitoso na região.