Chuva isolada em Rio Grande. Foto de Cátia Braga

O sol sábado teve predomínio de sol na grande maioria das regiões com calor. Ao longo da tarde a aproximação de uma frente fria pelo oceano estimulou a formação de áreas de instabilidade que avançaram da fronteira com o Uruguai em direção a parte central. Pancadas isoladas de chuva forma registradas em diversos pontos da Metade Oeste. A chuva foi bem irregular. A incidência de raios foi significativa e o vento foi moderado a forte de forma localizada associado aos temporais passageiros.

A temperatura subiu e fez calor com máxima de 36,8°C em São Borja, 36,4°C em Rio Pardo, 36,1°C em São Luiz Gonzaga, 35,5°C  em Campo Bom, 35,4°C em Teutônia, 35,2°C em Ibirubá, 35,1°C em São Gabriel e 35°C em Porto Alegre, a Capital mais quente do país segundo rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. Com base nos dados de estações automáticas particulares a temperatura chegou a 39,1°C em Vera Cruz, 37,8°C em Santa Cruz do Sul, 37,7°C em Venâncio Aires, 37,4°C em Não Me Toque, 37,3°C em Triunfo e Canoas.

A chuva foi muito isolada e típica de verão com acumulados bem diferentes de uma região para outra. Em Santiago o INMET registrou 42 mm, 23 mm em Dom Pedrito, 9 mm em São Borja e 5 mm em Caçapava do Sul.

No Litoral o sábado foi proveitoso com sol e calor. Em Torres a temperatura chegou a 28,2°C, em Tramandaí 26,4°C com predomínio de vento Nordeste.

O QUE ESPERAR DO DONMINO NO ESTADO?

Posteriormente o domingo terá predomínio de sol e aquecimento rápido por todas as regiões. Como resultado o dia começa com variação de nuvens em partes do Sul e Leste devido a influência de uma frente fria de fraca atividade que irá se afastar do continente e propiciar o tempo mais aberto a tarde em todas as regiões. Por outro lado, o calor poderá estimular a ocorrência de novas pancadas isoladas de chuva. Nesse interim a chuva será muito irregular e pontual, de forma que podemos dizer que será um verdadeiro sorteio a localização exata da instabilidade. Em Linhas gerais modelos indicam maior potencial na Metade Oeste do território gaúcho.

O calor será típico de verão e com marcas bem acima da média histórica para março. As máximas ficarão acima de 30°C em praticamente todas as regiões gaúchas. Nos vales, na Grande Porto Alegre e Oeste gaúcho a máxima poderá oscilar ao redor de 35 a 37°C com 38°C a 39°C em alguns pontos. Mesmo na Serra a temperatura ficará elevada com máximas ao redor de 30°C apenar do dia começar com um pouco de frio e mínima ao redor de 12°C nos pontos de maior altitude da Metade Norte.

No Litoral Norte o último domingo de verão será proveitoso com tempo ensolarado, quente e com vento Nordeste.