Massa de ar quente que desde o começo do mês tem garantindo sequencia de dias muito abafados no Rio Grande do Sul irá ganhar força em parte do Leste e Nordeste gaúcho. Se por um lado a instabilidade retorna a fronteira com a Argentina trazendo temporais e até alívio do forte calor, por outro com o domínio do ar seco e do sol o calor se amplia com projeção de marcas ainda mais altas de temperatura na região metropolitana de Porto Alegre, na Serra e nos vales. Nestes primeiros 15 dias do mês de março a temperatura máxima em Porto Alegre só não passou de 30°C em 4 dias, no geral as tardes foram de calor acima da média do período que é de 29,2°C segundo dados da estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, no jardim Botânico.

Em contrapartida o Oeste que teve longa sequência de dias com máximas acima de 35°C, hoje com a chuva em algumas cidades a temperatura sequer chegou a 30°C. É como se a “bolha de ar quente” fosse deslocada para Leste devido a atuação do corredor de umidade que levou chuva para o interior do continente nas últimas 48 horas.  Nesse interím o corredor de umidade tende a ficar mais concentrado na Metade Oeste do Estado sustentando o quadro de instabilidade por alguns dias na região. Como resultado a expectativa é de a temperatura subir mais na segunda metade desta semana em Porto Alegre e cidades próximas. A propósito a temperatura mais alta de março até agora na Capital foi registrada ontem com 34,1°C e hoje fez 33,8°C.

Nos próximos dias a projeção dos modelos indica uma sequencia de dias com marcas ao redor e acima de 35°C na região metropolitana configurando uma onda de calor. A máxima já alcança os 35°C nesta quinta-feira na Capital com projeção de 37°C no vale do Sinos e Taquari. Na sexta esquenta ainda mais com projeção de 36°C em Porto Alegre e máximas de 37 a 38°C nos vales. No sábado o calor as nuvens aparecem e acentuam o abafamento com máximas ao redor de 36°C, porém entre o domingo e a segunda-feira haverá um novo pico de calor e a temperatura fica muito alta com intensa sensação de calor  e desconforto. Neste período a tendência é de máximas ao redor de 37 a 39°C na região metropolitana e nos vales. Em alguns pontos não seria surpresa ter máximas acima de 39°C. Na Serra gaúcha o período será de forte abafamento com máximas ao redor de 28°C  a 30°C, com perspectiva de marcas ainda mais alta entre a segunda e a terça-feira (20 e 21 de março) podendo alcançar 32°C.

Amanhecer desta quarta em Lajeado, Vale do Taquari. Foto de Ageu Kehrwald

No Litoral Norte o vento “Nordestão” estará muito presente até meados da próxima semana com previsão de um período  de tempo seco com amplas aberturas de sol e calor. Será um período muito proveitoso nas praias gaúchas com potencial de água mais quente que o normal e também mais cristalinas. A temperatura máxima irá oscilar entre 31 e 33°C até meados da próxima semana.

Há quase um consenso por parte dos modelos matemáticos analisados pela equipe da MetSul que o calor em Porto Alegre e região só deverá ceder ao redor do dia 22  março com a passagem de uma instabilidade e a mudança na direção do vento. Portanto, o calor seguirá intenso e é provável que o mês termine com temperatura bem acima da média na região.