Anúncios

O sol aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e garante mais um da escaldante de Norte a Sul do Estado. No turno da manhã o tempo fica aberto e ensolarado com elevação rápida da temperatura e mais uma jornada de grande desconforto no território gaúcho. Por outro lado, no decorrer do dia nuvens aparecem em todas as regiões à medida que o aquecimento intenso forma nebulosidade. Já faz calor desde de manhã e a tarde será tórrida. Modelos projetam que a partir das 9h a temperatura começa a passar de 30°C em muitas cidades. No mapa abaixo do modelo ICON é possível ver a previsão de temperatura ao redor das 12h no Sul do país.


Em razão disso, áreas isoladas de instabilidade trazem chuva localmente forte e risco de temporais localizados de vento e granizo, especialmente nas Metades Oeste e Sul da tarde para a noite. A chuva será muito irregular e certamente em muitas áreas a chuva nem irá ocorrer. A tendência é de pancadas de chuva de curta duração com características típicas de verão.  A chuva, dessa forma, não terá abrangência para aliviar o calor, aliás pelo contrário irá acentuar a sensação de abafamento e desconforto. A temperatura pode até cair logo que a chuva cair, porém em seguida volta a subir com sensação de abafamento devido a umidade mais alta.

Nuvens isoladas se formaram devido ao calor em Sobradinho ontem. Foto de Krisna Puntel | METSUL

A massa de ar quente atua com grande intensidade e traz máximas acima de 35ºC na maior parte das cidades  gaúchas e ao redor ou mesmo acima de 40ºC em alguns pontos. A expectativa mais uma vez é de as maiores marcas de temperatura se concentrarem na fronteira com a Argentina.  No mapa abaixo a projeção do modelo ICON para as 15h (horário de Brasília) no Sul do país.


Na Grande Porto Alegre o dia promete calor intenso novamente. O dia começa com mínimas ao redor de 20°C e a expectativa é de a temperatura atingir os 30°C ainda no turno da manhã ao redor das 10h. Portanto, serão muitas horas seguidas de temperatura ao redor e acima de 30°C com previsão de amplo desconforto. Nesse interim, destaca-se que essa é a temperatura medida à sombra, porque exposto diretamente ao sol a temperatura é muito superior. Entre a tarde e a noite as nuvens aumentam também e até não se afasta a ocorrência de chuva MUITO na região metropolitana, porém em geral o risco é muito baixo.

 

Anúncios