Anúncios

A onda de calor entra numa fase em que a umidade estará mais alta favorecendo a formação de nuvens e também a ocorrência de chuva no Rio Grande do Sul. Como resultado no termômetro a temperatura não irá subir a valores extremos, contudo, a sensação de abafamento será intensa mantendo assim o desconforto térmico. O sol predomina no turno da manhã do sábado em grande parte das regiões com previsão de elevação rápida da temperatura. Posteriormente a combinação de umidade e calor forma nuvens de grande desenvolvimento vertical com previsão de pancadas isoladas de chuva. Na imagem abaixo no campo de refletividade do modelo WRF há projeção de núcleos isolados de chuva forte a torrencial na Metade Oeste e Sul do Estado durante  a tarde.


Seja como for nas áreas de fronteira com o Uruguai a chuva poderá chegar mais cedo com eventos isolados de forte intensidade e temporais. Raios, rajadas de vento e até queda de granizo poderão ocorrer.  Á primeira vista a chuva poderá ser, de certa forma, abrangente nessas áreas com impacto inclusive na temperatura que tende a subir menos em comparação a outras regiões onde o sol irá predominar em parte do dia. Modelos projetam máximas ao redor de 28 a 30°C, com até 32°C em alguns pontos dessa região. Em contrapartida no turno da noite a chuva se espalha mais em direção a Metade Norte e Leste do Estado.


Simultaneamente o sol predomina em grande parte do território, sobretudo, em áreas da Metade Norte do Estado com previsão de maior aquecimento nessas áreas. A previsão é de a temperatura máxima alcançar entre 36 e 38°C nos vales do Rio Pardo e Taquari e também nas Missões. Nesse meio tempo as nuvens se formam da tarde para a noite, porém de forma mais isolada e passageira comparado a instabilidade que irá chegar mais cedo na fronteira com o Uruguai. O calor associado a umidade estimula a formação de instabilidade isolada que tem potencial para gerar tempestades com raios, chuva e rajadas de vento isoladas. Nessas regiões a chuva será bem “falhada”, típica de verão.

DOMINGO TEM MAIS UMIDADE

No domingo desde cedo a tendência é de a umidade estar mais presente com variação de nuvens, especialmente em cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul desde cedo. Por outro lado o sol irá predominar por mais tempo na Metade Sul com impacto na temperatura. A madrugada e o começo da manhã serão de intenso abafamento por todas as regiões com projeção de mínimas entre 23 e 25°C. Durante a tarde aquece mais na Metade Sul com máximas que poderão oscilar entre 33 e 35°C. Na faixa Norte com o tempo mais fechado desde cedo a máxima irá oscilar entre 28 e 30°C.

A instabilidade aumenta à tarde com previsão de pancadas de chuva e risco de temporais isolados com raios, chuva forte isolada e vendavais isolados. Não se descarta a ocorrência de queda de granizo. A chuva mais uma vez será muito irregular num padrão típico de verão. Em alguns o acumulado de chuva poderá alcançar 50 mm.

Anúncios