Anúncios

Onda de calor chegou ao seu ápice hoje com marcas de temperatura que chegaram a 40,5°C em Quaraí e a 40,0°C em Uruguaiana segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Essa foi a maior máxima nesses municípios desde o verão. No dia 27 de fevereiro a temperatura alcançou 42,9°C em Uruguaiana e 40,3°C em Quaraí. O calor marcou presença em muitas cidades gaúchas que tiveram máximas acima de 35°C.  Em  São Luiz Gonzaga a máxima foi de 39,6°C, Alegrete  anotou 39,3°C, com 38,6°C em São Borja, 38°C em Santiago,  37,7°C em Jaguarão, 37,6°C em Tupanciretã e São Gabriel, 37,5°C em Santa Rosa e 37,0°C em Santana do Livramento.

No município de Quaraí onde foi registrada a máxima de hoje a temperatura passou dos 30°C às 9h da manhã e a partir daí o aquecimento foi muito rápido. Tanto é que ao redor do meio dia a temperatura era de 38,3°C.  Os termômetros registraram mais de 40°C às 15h, 16h e 17h.


Nesse interim dados registrados por estações meteorológicas particulares apontaram 41°C em Alegrete, 40,6°C em Santo Antônio das Missões, 40,5°C em Não Me Toque, 40,3°C em Porto Xavier, 40°C em Itaqui.

UMIDADE BAIXA


Ao mesmo tempo a umidade relativa do ar ficou muito baixa acentuando a sensação de desconforto gerada pelo calor. Segundo dados da rede de estações do INMET a umidade chegou a 12% em Cambará do Sul, com apenas 14% em Alegrete, Bento Goncalves e Campo Bom, 15% em Quaraí, 16% em Santiago, 18% em Santa Maria, 19% em São Gabriel e Dom Pedrito. A baixa umidade relativa do ar inibiu a formação de nuvens e bloqueou a possibilidade de chuva ao longo do dia.

PREVISÃO DE UMA NOITE  MUITO ABAFADA

Nas próximas o abafamento irá seguir com céu claro na grande maioria das regiões. A temperatura custa a baixar e tende a oscilar ao redor de 30°C  até por volta das 22h. Por outro lado, observando a ultima imagem de satélite nota-se o avanço de áreas de instabilidade do Centro da Argentina na direção do Uruguai e Rio Grade do Sul. Portanto, não se afasta a ocorrência de pancada de chuva e temporais isolados, sobretudo, em cidades do Sul e Oeste entre a noite de hoje e o começo da madrugada de sábado.

 

Anúncios