Tempo aberto com perfil muito seco da atmosfera favoreceu ontem temperatura muito baixa na madrugada para o fim de novembro em diversas cidades do Estado. Os termômetros indicaram 4,2ºC em Pinheiro Machado, 4,6ºC em Herval, 5,3ºC em São José dos Ausentes, 5,6ºC em Canela, 6,8ºC em São Francisco de Paula, 8,0ºC em Bom Jesus, 8,2ºC em Farroupilha, 8,7ºC em Pelotas e Vacaria, 8,9ºC em Caxias do Sul, 9,1ºC em Cambará do Sul, e 9,2ºC em Gramado. Na Grande Porto Alegre, Canoas teve 12ºC na base aérea. Em Porto Alegre fez 13ºC. O ar quente começou a retornar já ontem pelo Oeste e o Noroeste, o que gerou áreas de instabilidade isoladas. Santa Rosa teve 35,1°C.

Sandro Müller

Chove em pontos do Sul, Noroeste e Norte do Estado no começo desta terça-feira. No decorrer do dia, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas com aumento de nebulosidade. O tempo, contudo, não estará firme e vai chover por conta de uma frente semi-estacionária. Já de manhã em alguns pontos, mas em maior número de localidades da tarde para a noite. A instabilidade deve afetar principalmente a Metade Oeste e pontos do Centro e o Sul gaúcho. Na região de Porto Alegre, a chuva deve chegar somente durante a quarta. As mínimas se elevam e a tarde irá ser menos quente no Oeste e no Noroeste, devendo ser agradável no Estado.

Chamamos atenção que todos os dias até o fim da semana terão registro de chuva no Rio Grande do Sul, mas isso não significa que uma cidade em particular terá chuva todos os dias até sábado ou que vai chover o tempo todo. A instabilidade alternará com períodos de sol e a chuva, dependendo do dia, deve afetar diferentes regiões. Entre hoje e amanhã, a perspectiva de chuva é maior para os municípios do Oeste, Centro e o Sul gaúcho. 

De quinta em diante as precipitação devem afetar mais municípios da Metade Norte do Estado. Os volumes isoladamente podem ser altos com pancadas fortes de curta duração que podem vir com algumas trovoadas e ocasional granizo localizado.