Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o potencial de um novo episódio de tempo severo no Cone Sul e no Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira e o começo dó sábado. Importante enfatizar que não se espera um quadro tão grave como o ocorrido aqui no começo da semana, quando os temporais e a chuva intensa a extrema deixaram 4 mortos e prejuízos de dezenas de milhões de reais. Mesmo assim, há preocupação que alguns fenômenos localmente possam se revestir de intensidade severa a destrutiva com potencial de danos e transtornos durante a passagem de frente fria pelo Estado neste feriado e no sábado.



A imagem de satélite deste momento mostra todo o Centro e Norte da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil com tempo aberto, efeito de uma massa de ar seco e quente que cobre a região. Entre La Pampa e o Sul da província de Buenos Aires aparecem nuvens que nas próximas horas vão crescer muito e explodir em intensidade à medida que avançam para Norte e encontram ar quente, dando origem a uma frente fria (frontogênese). Esta frente traz chuva localmente forte e temporais de vento e granizo, alguns fortes, na parte central da Argentina no final do dia de hoje e na sexta-feira. No Uruguai, o sistema traz risco de tempo severo isolado no Oeste e no Sul do país no começo do dia e para as demais áreas no decorrer da sexta-feira.


Frente fria alcança Uruguai no começo da sexta-feira e avança rapidamente pelo país na primeira metade do dia

A sexta já começa com chance de instabilidade na área entre Quaraí e Barra do Quaraí no começo do dia, mas avança rapidamente pelo Rio Grande do Sul durante o dia com chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo. Como o sol aparecerá antes da chegada da frente, com forte a intenso calor (máximas próximas ou até um pouco acima de 35ºC no Centro do Estado e no Noroeste), o rápido avanço da frente por uma massa de ar muito aquecida e com pressão atmosférica em baixa criará condições para a formação de nuvens muito carregadas e alinhamentos de tempestades que podem trazer temporais com chuva forte a intensa, granizo de variado tamanho e vendavais localizados. O rápido deslocamento da frente acentua o risco de vendavais. A hora de maior risco é da tarde para a noite de sexta e nas primeiras horas do sábado. Não se afasta o risco de temporal na Capital e Grande Porto Alegre, onde a sexta será bastante quente antes da virada do tempo. No sábado, o dia começa com chuva que ainda pode ser forte no Norte do Estado, mas o tempo melhora na maioria das regiões durante o dia com o retorno do sol. Áreas próximas do estado de Santa Catarina seguirão ainda com mais nuvens e chuva.



Modelo indica máxima atividade frontal no Oeste, mas risco de temporais é válido para todas regiões gaúchas

[En Español] Advertencia por lluvia puntualmente copiosa y tormentas aisladas de variada intensidad durante el dia Viernes en Uruguay. Riesgo aislado de granizo  y de tormentas acompañadas de viento muy fuerte a intenso capaces de generar daños. Rapido desplazamiento del sistema frontal por el territorio, condición que agrava el riesgo de lineas de tormentas con viento fuerte. Frente frio alcanza el Sur y Suroeste de la ROU aun en las primeras horas del dia y todo el pais durante el Viernes. Mejora el sábado con aire más fresco del Sur y aun sensación de frío por el viento (sin caracteristicas de temporal).

Anúncios