Anúncios

O ingresso de uma massa de ar seco ontem (12) garantiu a melhora do tempo no Rio Grande do Sul e afastou a intensa instabilidade responsável por quatro mortes, danos e transtornos entre domingo e a segunda-feira. Centro de baixa pressão atuou na costa do Estado, trazendo vento moderado a forte para o Sul e o Leste gaúcho. Mostardas anotou rajadas de 108,7 km/h. No Guaíba (foto abaixo de Mauro Schaefer do Correio do Povo), em Porto Alegre, o vento provocou ondas no lago.



O ar seco, que foi impulsionado pelo centro de baixa e que garante uma quarta de claro no Rio Grande do Sul, mantém o tempo lindo amanhã. A diferença na quinta-feira será o maior aquecimento com forte calor durante a tarde. As máximas alcançam entre 32ºC e 34ºC na Capital e região metropolitana, e até 35ºC ou 36ºC no Noroeste. Na sexta, o dia começa com aumento maior de nuvens no Sul e no Oeste e chance de chuva no Sudoeste gaúcho, como na área entre Livramento e Uruguaiana. Nas demais regiões, o sol aparece e faz muito calor com máximas de 34ºC a 36ºC na Grande Porto Alegre e ao redor de 35ºC no Noroeste. A instabilidade avança rapidamente do Uruguai e da tarde para a noite chove em quase todo o Estado. Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa e temporais isolados de vento e granizo, alguns potencialmente fortes. No sábado, o dia começa com muitas nuvens e chove ainda do Centro para o Norte e o Nordeste do Estado, o que inclui a Capital, inclusive com forte intensidade em alguns pontos. Pelo Sul e o Oeste o tempo melhora com o retorno do sol, e no decorrer do dia, especialmente entre a tarde e a noite o tempo abre em grande parte do Rio Grande do Sul. No domingo, o sol predomina no Estado com marcas amenas a agradáveis, mas pode estar ventoso na costa do Estado.



Fim de tarde ontem em Salto, Uruguai, onde chove com tormentas sexta e terá sol no fim de semana (Ruben Villanueva)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Na praias do Litoral Norte gaúcho, a sexta tem sol e nuvens com vento Nordeste e um pouco de calor. Pode ter chuva à noite com trovoadas. O sábado tem mais nuvens e ainda chove, até localmente forte nas praias, especialmente na primeira metade do dia. Entre a tarde e a noite, o tempo melhora gradualmente, primeiro pelas praias mais ao Sul como Quintão, Pinhal e Cidreira. No domingo, o sol aparece com algumas nuvens, mas o vento pode soprar moderado a ocasionalmente forte. Nas praias catarinenses, sol e forte calor na sexta, chuva que pode ser localmente forte com risco de temporais sábado, contudo o sol deve retornar domingo. Em Montevidéu, Punta del Este e costa de Rocha, no Uruguai, chove na sexta-feira com risco de pancadas fortes e temporais isolados. O tempo melhora sábado com ar polar e vento frio, seguindo ensolarado no domingo.

Anúncios