Anúncios

O domingo vai começar novamente muito frio no Sul do Brasil. O tempo bastante aberto e o perfil seco da atmosfera associado a um centro de alta pressão sobre o Sudeste do Brasil vão garantir intenso resfriamento noturno e mínimas baixas nos três estados do Sul amanhã, aponta a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. Em algumas cidades o amanhecer será gelado.

RAMBB/CIRA/CSU

Um ciclone extratropical atua no Oceano Atlântico, entre os litorais do Sul e do Sudeste do Brasil. A Oeste do sistema, como é o normal em ciclones, há presença de ar muito seco. É o que garante o tempo aberto e proporcionará o forte resfriamento do começo deste domingo.

O sol aparece em todo o Sul do país neste domingo. O último dia do mês deve ter a passagem de nuvens em parte do Oeste, do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul entre a madrugada e de manhã. Pontos isolados devem ter neblina e nevoeiro. Chance maior de nevoeiro em pontos do Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Porto Alegre deve amanhecer com 7ºC, mas em alguns locais da área metropolitana pode fazer 4ºC ou 5ºC. Grande parte do Rio Grande do Sul deve amanhecer com temperatura ao redor ou inferior a 5ºC. Na Serra, em baixadas, marcas ao redor de 0ºC. Possibilidade de marcas negativas nos Campos de Cima da Serra e na Serra do Sudeste.

Em Santa Catarina, o amanhecer também será frio. Cidades do Planalto Norte e do Planalto Sul terão marcas perto de 0ºC ou negativas. Na área de Florianópolis, as mínimas devem ficar em torno de 8ºC a 10ºC. O frio deve ser forte também em cidades do Meio-Oeste.

Frio intenso vai branquear a paisagem no Planalto Sul Catarinense no começo deste domingo | MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

No Paraná, o dia começa frio a muito frio na maioria das cidades do estado. As menores marcas são previstas para o Planalto de Palmas, o Centro do estado e o Leste paranaense. Com efeito, a Região Metropolitana de Curitiba está compreendida entre as áreas mais frias do Paraná nas primeiras horas deste domingo. Curitiba deve ter mínima ao redor dos 5ºC.

Frio também no Sudeste

Não apenas o Sul do Brasil deve ter frio no começo deste domingo. Muitas cidades da Região Sudeste vão começar o dia com temperatura baixa no amanhecer mais frio em várias semanas depois de um julho quente para os padrões desta época do ano e de escassas incursões de ar polar nas latitudes médias da América do Sul.

A cidade de São Paulo deve ter mínima oficial ao redor de 9ºC a 10ºC. Bairros mais ao Sul da capital paulista podem anotar 7ºC a 8ºC. No interior paulista, muitos municípios terão marcas de um dígito ao amanhecer. Na cidade do Rio de Janeiro, mínimas de 13ºC a 14ºC. Na Região Serrana, o amanhecer será gelado. O frio se fará sentir ainda em cidades do Sul mineiro.

Geada no Sul do Brasil

A geada deve ser menos generalizada que a deste sábado no Sul do Brasil, mas muitas cidades voltarão a registrar o fenômeno no começo deste domingo. Deve gear principalmente no Centro-Leste de Santa Catarina e do Paraná assim como no Nordeste gaúcho. Cidades de outras áreas dos três estados, entretanto, também devem ter geada, mas de forma mais localizada.

O mapa acima mostra a projeção de geada para o amanhecer deste domingo do modelo CMC do Canadá, modelo que está disponível para o nosso assinante na seção de mapas da página. A geada tende a ser mais provável e forte em baixadas das áreas de maior altitude, onde a vegetação deve ficar coberta de gelo e os campos brancos.

Frio cedo, tarde agradável

Embora o frio cedo da manhã, o domingo vai ser de temperatura agradável no Centro-Sul do Brasil. Grande parte das cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo, terá máximas em tornos dos 20ºC. Porto Alegre deve ter entre 20ºC e 21ºC durante a tarde que, com muito sol e vento fraco, terá condições excelentes para atividades ao ar livre. Florianópolis deve ir a 22ºC ou 23ºC e Curitiba a 18ºC. Na cidade de São Paulo, a temperatura máxima pode atingir 22ºC.

Sábado começou com frio e geada

Este sábado começou com temperatura baixa em todo o Rio Grande do Sul como efeito da massa de ar frio que começou a ingressar no estado ainda na quinta-feira. Em alguns pontos, como a Grande Porto Alegre, o Centro do estado e o Médio e Alto Uruguai, o amanhecer e o período da manhã tiveram a presença de nuvens baixas e nevoeiro.

Cidades da Serra do Sudeste e das áreas de maior altitude da Metade Norte registraram mínimas negativas hoje cedo. Veja a lista das principais mínimas deste sábado no Rio Grande do Sul, de acordo com dados de estações meteorológicas:

Pinheiro Machado: -2,8°C
Soledade: -1,3°C
Santa Rosa: -0,1°C

São José dos Ausentes: 0,6°C
Pedras Altas: 1,0°C
São Sepé: 1,1°C
Getúlio Vargas: 1,1°C
Coxilha: 1,1°C
Espumoso: 1,2°C
Quaraí: 1,2°C
Capão Bonito: 1,4°C
Campos Borges: 1,6°C
Marau: 1,7°C
Ernestina: 1,8°C
Santa Vitória do Palmar: 1,8°C
Pelotas: 1,9°C
Lagoa Vermelha: 2,0°C
Vacaria: 2,0°C
Passo Fundo: 2,1°C
Pontão: 2,2°C
Carazinho: 2,2C
Bagé: 2,3°C
Vila Nova do Sul: 2,3°C
Barra do Ribeiro: 2,5°C
Lavras do Sul: 2,5°C
Bom Jesus: 2,8°C
Cruz Alta: 2,8°C
Ibiriubá: 2,8°C
Ilópolis: 2,8°C
Muitos Capões: 2,8°C
Herval: 2,8°C
Tapera: 2,8°C
Caxias do Sul: 2,9°C

Vários municípios catarinenses amanheceram neste sábado com marcas abaixo de zero e geada nos campos. Conforme medições da Epagri-Ciram, os termômetros indicaram -1,8ºC em Urubici e -1,3ºC em Urupema. Em Florianópolis, no Norte da ilha, a temperatura desceu a apenas 7ºC.