Anúncios

A MetSul Meteorologia reitera o alerta que esta segunda-feira vai ser muito complicada e problemática no Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, por condições do tempo muito ruins com chuva intensa e temporais, confirmando as advertências que eram feitas reiteradamente em nossos espaços desde a semana passada sobre um quadro de alto risco por tempo severo. Um centro de baixa pressão muito profundo atua no Rio Grande do Sul e faz a pressão atmosférica despencar hoje a valores atipicamente baixos (inferiores a 1000 hPa), reforçando a instabilidade. Ar muito quente que avança de Noroeste serve como energia para alimentar a instabilidade e se formam nuvens muito carregadas com chuva intensa no Centro, Sul e Leste do Estado, o que inclui a área de Porto Alegre. No decorrer do dia de hoje, ar mais frio começará a avançar pelo Norte da Argentina e o Oeste gaúcho ante a circulação da baixa, e que ao encontrar o ar quente, úmido e instável sobre o Rio Grande do Sul, gerará chuva forte a intensa com altos volumes e ainda temporais de vento e granizo, alguns severos a destrutivos.



Imagem de satélite do começo da manhã mostrava instabilidade intensa sobre o Centro e o Leste do Estado

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul hoje e, apesar de períodos de sol no Noroeste e no Norte do Estado, chove em todo o Estado no decorrer do dia. Há risco de temporais em todas as regiões, alguns intensos a potencialmente destrutivos com chuva forte a torrencial, vendavais mesmo de forte intensidade, e queda localizada de granizo que em alguns pontos pode ser grande. Transtornos e danos são prováveis.  No Sudoeste e no Sul do Estado a maior preocupação é com chuva localmente volumosa. No Centro gaúcho e no Leste, o risco maior é de chuva forte a intensa (volumes muito altos com inundações, alagamentos e transbordamento de córregos) e alguns temporais isolados. No Noroeste e no Norte do Estado, onde o dia começa com sol, nuvens e calor, é muito alta a ameaça de chuva localmente forte a intensa e temporais, alguns fortes a severos com prováveis danos, especialmente da tarde para a noite. O Noroeste e o Norte do Estado são as áreas que mais preocupam hoje porque têm maior o risco hoje de tempestades por estarem ainda sob influência de ar quente, o que aumenta o perigo nde intensos temporais. Há, inclusive, o risco de formação de supercélulas capazes de trazer vendavais localizados destrutivos e ainda granizo de grande tamanho (diâmetro de ovos ou maiores). A MetSul Meteorologia alerta ainda que á risco de tempo muito severo localizado nesta segunda-feira também em Santa Catarina e pontos do Paraná até o final do dia.



Modelos projeta chuva forte e temporais na segunda metade do dia no Centro, Noroeste, Norte e Nordeste do Estado

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A instabilidade diminui muito amanhã (terça), mas o dia ainda pode ter chuva em alguns momentos em pontos do Estado, mas sem os volumes extremos de hoje. No decorrer da terça, aliás, o sol deve aparecer com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul. Na quarta e na quinta, o sol predomina com noites agradáveis e o retorno do forte calor a partir de quinta. Volta a chover no final da semana com a passagem de frente fria. (Colaborou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall)

Anúncios