Tempestade severa que atingiu o município de Fontoura Xavier, região de Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí, provocou grandes prejuízos econômicos e extensos danos. Levantamento da coordenadoria municipal de Defesa Civil apontou que perto de quatro mil casas foram afetadas pelo temporal de granizo com 50 desabrigados. Os danos foram importantes ainda no interior do município, sobretudo para a agricultura e a pecuária. A chuva atingiu 170 mm entre domingo e a segunda-feira.


Uma grande quantidade de telhados não resistiu às pedras de gelo de tamanhos de ovos. Vidros de carros estacionados na rua foram destroçados. No campo, o pior cenário. Muitas lavouras foram literalmente dizimadas pela precipitação de granizo. Os prejuízos, segundo a Prefeitura Municipal, são milionários em lavouras de fumo, soja, aveia, trigo, erva-mate, feijão e ainda na produção leiteira, principais atividades econômicas do município, que ontem mesmo decretou situação de emergência.


O temporal de granizo ocorreu às 22h30m de domingo. Naquele momento, ganhava força a instabilidade na região com muitas células de tempestade despejando granizo em locais da Serra do Nordeste. Imagens de radar mostram que a célula de tempestade que atingiu Fontoura começou a se formar a Oeste do município e ganhou muita força ao avançar na área atingida a ponto de alcançar o máximo da escala de cores do radar meteorológico da Aeronáutica no Morro da Igreja (SC).


Esta célula potente de instabilidade imediatamente chamou atenção da equipe da MetSul que durante todo o domingo monitorou os temporais no Rio Grande do Sul. No momento em que surgiram as células de tempestade fortíssimas na região de Fontoura Xavier, a MetSul publicou alerta na sua conta do microblog Twitter que o tempo era muito severo na região.


A tempestade granizo em Fontoura Xavier ocorreu por conta de uma atmosfera bastante quente, úmida e instável com pressão atmosférica em forte declínio. O canal de umidade atuava no Centro, Sul e Leste do Estado enquanto o Noroeste do Estado seguia com o ar seco e muito quente. Parte do domingo na região foi de forte calor com máxima de 33,2ºC em Soledade. Com o avanço da umidade para o Nordeste gaúcho, numa atmosfera por demais aquecida, se formaram nuvens de grande desenvolvimento vertical da tarde para a noite com granizo grande e vento forte. (fotos da Prefeitura Municipal)