Anúncios

Sábado começa com chuva e raios no Rio Grand do Sul. Áreas de instabilidade atuam várias regiões do estado gaúcho, acompanhando o quadro de instabilidade que tem marcado o tempo no Sul do Brasil neste mês de outubro com clima mais chuvoso e frio. A imagem de satélite do começo da madrugada deste sábado mostra nuvens de maior desenvolvimento vertical que trazem raios e trovoadas para pontos principalmente do Centro para o Norte gaúcho, além de algumas áreas de Santa Catarina e do Paraná.

Imagem de satélite da 0h de hoje

Já o mapa abaixo do monitoramento de descargas elétricas do Geostationary Lightning Mapper (GLM) do satélite GOES, que você consulta a qualquer hora aqui no site na seção de raios, indica a presença de núcleos de raios principalmente entre o Centro do Rio Grande do Sul e os vales, além de pontos do Noroeste do estado como a região das Missões.


Mapa de raios da 0h de hoje

Raios ocorrem primariamente em nuvem de maior desenvolvimento vertical, popularmente conhecidas como nuvens carregadas, e são do tipo Cumulonimbus (Cb) ou Torre Cumulus (Tcu). São estes tipos de nuvens que atuam neste momento sobre pontos do território gaúcho e trazem atividade elétrica. Por isso, o tempo deve ficar instável em diversas regiões do Rio Grande do Sul no começo deste sábado com chuva, que isoladamente pode ser forte e trovoadas.

Mesmo assim não se espera chuva generalizada e as precipitações não apenas no estado gaúcho como no Sul do Brasil devem ser irregulares na distribuição, ou seja, não chove em todas as cidades. No caso do Rio Grande do Sul, a chuva neste começo de sábado atinge mais municípios do Centro, do Norte, do Leste e do Sul enquanto no Oeste o tempo seco deverá predominar.

Previsão

Ao longo deste sábado, a previsão do tempo da MetSul indica que muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul, mas o sol aparece com nuvens em parte do Estado, mesmo em cidades que começaram o dia com chuva e raios. Tempo mais aberto é previsto para o Oeste.


Maior nebulosidade com instabilidade mais persistente é indicada para o Noroeste e o Noroeste gaúcho, onde chove com mais altos volumes e trovoadas, já de manhã em alguns pontos e em mais locais da tarde para a noite.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


No Centro, no Sul e no Leste gaúcho, o sol aparece com nuvens, porém ocorrem período de nublado a encoberto com chance de chuva isolada e passageira, especialmente no começo do dia. (Com foto de capa de Sandro Muller/Arquivo)

Anúncios