Anúncios

Muita chuva é esperada em diversas áreas da Região Sudeste do Brasil nos próximos sete dias com acumulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os volumes no período devem ficar entre 50 mm e 100 mm em um grande número de municípios com acumulados de 100 mm a 150 mm em alguns pontos, não se descartando registros isolados mesmo superiores, em especial no território mineiro.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias na Região Sudeste do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas com quatro atualizações diárias. Grande parte do Sudeste do Brasil vai ter chuva ao longo do feriadão com volumes elevados em alguns dias, especialmente neste fim de semana e na segunda-feira, quando podem ocorrer ainda temporais isolados de vento forte e granizo.

No estado de São Paulo, a instabilidade deve predominar neste fim de semana e na segunda com chuva em todas as regiões e que isoladamente será forte com chance de altos volumes em curto período. Na região de Franca e Ribeirão Preto, assolada por uma tempestade de areia dias atrás, os acumulados de precipitação podem ser elevados com chuva mais forte entre o domingo e a segunda-feira. Na terça, o tempo deve melhorar em grande parte do estado paulista, mas regiões perto da costa como a cidade de São Paulo ainda podem registrar instabilidade com garoa e chuva. A capital paulista, aliás, pode ter chuva moderada a ocasionalmente forte em alguns momentos durante o feriadão.


No Rio de Janeiro, o tempo instável com chuva vai predominar ao longo do feriadão com risco de pancadas fortes e altos volumes localizados em curto período no estado fluminense com o grande aporte de umidade vindo de Norte e também do oceano pela presença de uma massa de ar frio no Atlântico. Momentos de melhoria, se ocorrerem, serão muito temporários. Com chuva e ar frio, o feriadão será de temperatura baixa.

Minas Gerais deve ter muita chuva também nos próximos dias, apesar de o sol aparecer em algumas regiões. Belo Horizonte, por exemplo, terá instabilidade durante todo o feriadão com alto risco de chuva por vezes forte e temporais. A chuva mais volumosa na capital mineira ocorre entre domingo e segunda. Episódios de chuva intensa com altos volumes acompanhando tempestades de vento e granizo são prováveis em Minas. No Triângulo Mineiro, na região de Uberlândia, chove neste sábado, no domingo e na segunda com possibilidade de precipitações localmente fortes com raios e temporais localizados. Na terça, o tempo tende a melhorar.

Anúncios