O Rio Grande do Sul vai estar entre os locais mais quentes do mundo neste começo de semana. A temperatura máxima oficial do estado atingiu 39,8ºC em Quaraí ontem, passará dos 40ºC hoje e novamente vai superar a marca dos 40ºC na tarde desta segunda-feira, que será o dia de maior temperatura neste verão em diversas cidades.

O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a média das máximas de três dias entre ontem e amanhã no planeta. As três regiões de maior temperatura são a Austrália, a África subsaariana e uma zona que compreende o Centro e o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica. Nas últimas 24 horas, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais todas se registraram no território australiano com pico de 43,2ºC no aeroporto de Roesbourne, estado da Austrália Ocidental.

Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Desde o primeiro dia deste mês, as máximas na cidade gaúcha de Quaraí, na fronteira com o Uruguai e não muito distante da Argentina, tem sido extremamente altas. Isso depois de um janeiro muito quente que registrou cinco dias em que as máximas oficiais na região bateram na casa de 40ºC.

A temperatura em estações oficiais até o momento atingiu 40ºC em dois dias de fevereiro no Rio Grande do Sul. No dia 1º, a máxima de Uruguaiana foi de 40,0ºC. O dia mais quente até agora no mês foi o dia 8 com 40,7ºC em Quaraí, 40,5ºC em São Luiz Gonzaga, 40,2ºC em São Borja e 40,0ºC em Uruguaiana. O município de Quaraí anotou desde 1º de fevereiro até o dia 11 máximas, respectivamente, de 38,7ºC; 37,2ºC; 31,2ºC; 30,3ºC; 33,7ºC; 36,7ºC; 38,3ºC; 40,7ºC; 37,1ºC; 38,3ºC e 39,8ºC.

Calor ganha força no Rio Grande do Sul

A MetSul alerta que o calor aumenta no Rio Grande do Sul neste começo de semana. Embora este domingo tenha começado ameno ou frio em diversas cidades gaúchas pelo ar muito seco, sobretudo em baixadas da Serra e Aparados, o ar por demais seco traz intenso aquecimento e a tarde será de marcas escaldantes que vão superar os 35ºC em diversas regiões e com máximas perto e acima de 40ºC em algumas cidades.

O Oeste gaúcho mais uma vez será a área mais quente do território gaúcho hoje. Depois de ter batido oficialmente em 39,8ºC ontem, máximas de 39ºC a 41ºC são possíveis hoje em cidades como Uruguaiana, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Maçambará, Itaqui, Santiago, São Borja, São Luiz Gonzaga e outras.

O calor vai se fazer sentir com força também em outras áreas do estado. Porto Alegre deve ter máxima em torno de 36ºC a 37ºC. Na Grande Porto Alegre, marcas ainda mais altas devem ser esperadas em alguns pontos. Nos vales, os termômetros devem indicar à tarde entre 37ºC e 39ºC.

Amanhã, o calor não apenas segue implacável como piora muito em parte do estado. Máximas perto e acima de 40ºC são esperadas em muitas áreas do Rio Grande do Sul. No Sul e no Leste do estado, o que inclui as áreas de Pelotas, de Porto Alegre, dos vales e região metropolitana, as marcas serão extremas com registros acima de 40ºC.

Porto Alegre na segunda, por exemplo, deve ter 39ºC a 40ºC em diversos bairros. É provável que passe dos 40ºC em diversos setores da Grande Porto Alegre e dos vales, não se descartando 41ºC a 42ºC em alguns pontos. O calor será extremo e vai chamar atenção ainda em cidades das regiões de Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.

Argentina torra

A Argentina tem sofrido com uma incessante sequência de ondas de calor desde o final da primavera. A atual é oitava onda de calor em três meses. Na última década não se registaram mais do que quatro ou cinco episódios semelhantes por temporada, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.

Considerando todos os trimestres de novembro a janeiro registrados pelo órgão oficial, o trimestre de 2022-2023 foi o mais quente desde 1961, com uma anomalia de +1,7ºC. “Uma única onda de calor cai dentro da faixa de variabilidade climática normal. Mas com a mudança climática, ondas mais persistentes e intensas são observadas em todos os continentes. E na Argentina também estão ocorrendo na Patagônia”, explicou o meteorologista Enzo Campetella.

Na Patagônia, as temperaturas chegaram a 42ºC na quinta-feira, na costa da província de Río Negro, mas mudanças nos ventos de Oeste ou Sudoeste amenizaram a situação e reduziram as temperaturas. Por outro lado, o calor aumentou no Centro do país.

A temperatura máxima ontem na estação de referência climatológica da cidade de Buenos Aires do Observatório Central de Villa Ortúzar chegou a 37,8ºC, apenas a 0,2ºC do recorde de fevereiro da série 1961-2022 de 38,0ºC em 17 de fevereiro de 1965. Já a mínima deste domingo no local de 28,5ºC foi recorde de mais alta em fevereiro para a série 1961-2022, batendo o recorde prévio de 27,1ºC em 27 de fevereiro de 1970.

Hoje, a máxima na cidade de Buenos Aires pode quebrar o recorde de 38,0ºC, uma vez que se espera maior aquecimento que ontem. A Grande Buenos Aires também terá marcas extremas com valores acima de 40ºC em alguns pontos. Ontem, a máxima em Ezeiza foi de 38,6ºC e hoje pode bater nos 40ºC.

Uruguai sofre com o calor

O vizinho Uruguai também sofre com os efeitos da onda de calor muito intensa. Na cidade de Montevidéu, a Intendência (Prefeitura) chegou a montar um posto de hidratação para o público em frente à sua sede na icônica Avenida 18 de Julio. Os moradores ainda recebem bonés para proteger a cabeça do sol.

As localidades mais quentes ontem no Uruguai foram Mercedes e Florida, onde as estações do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) anotaram 39,3ºC. Fez ainda 38,8ºC em Salto e em Paysandú, 38,3ºC em Paso de los Toros e Treinta y Tres, e 38,0ºC em Melo.

O calor aumenta na tarde deste domingo no Uruguai que terá uma jornada escaldante depois de uma madrugada quente. A mínima em Colonia na madrugada deste domingo não baixou de 27,2ºC. O calor vai chamar a atenção na área metropolitana de Montevidéu. Carrasco, que ontem teve máxima de 38ºC, hoje ficará ao redor dos 40ºC.