Os sensores do satélite meteorológico GOES-16, da NASA e NOAA, mediam mais de 50ºC no solo no Oeste do Rio Grande do Sul na tarde deste domingo. A temperatura do solo alcançava os 50ºC ainda na área de Santiago e em pontos da Campanha, ao Sul de Bagé, na fronteira com o Uruguai.

Mas, atenção! É importante enfatizar que esta temperatura não é a que as pessoas sentem e com que a Meteorologia trabalha que é a do ar circulante e medida a 1,5 metro de altura do solo em abrigo meteorológico de estação meteorológica.

O dado é sim relevante para a agricultura em que a temperatura do solo afeta as lavouras, mas em nenhum momento significa que as máximas atingem 50ºC em estações meteorológicas padronizadas.

A temperatura medida por estações meteorológicas com os termômetros à sombra no mesmo horário no Oeste do Rio Grande do Sul e na Campanha variava entre 38ºC e 40ºC.  Caso da cidade de Quaraí que às 15h estava com 40,4ºC.

A severa estiagem contribuiu para que a temperatura se eleve ainda mais no solo que está muito seco. À medida que há menor umidade presente nas camadas menos profundas e na superfície o chão aquece mais do que se estivesse úmido ou encharcado.

O Oeste do Rio Grande do Sul registrou cinco dias com máximas acima de 40ºC no mês de janeiro e com as máximas de hoje alcança o seu terceiro dia no mês em que bate os 40ºC, de acordo com os dados de estações meteorológicas oficiais.