Porto Alegre e a região metropolitana amargaram um fim de semana de muito baixa umidade com tardes de intenso calor | ANSELMO CUNHA/PMPA

A umidade atingiu nível de emergência na tarde deste domingo na Grande Porto Alegre. Segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Campo Bom, a umidade relativa do ar entre 14h e 15h desceu a apenas 11%, o que é considerado em cota de emergência.

No interior, a umidade também foi muitíssimo baixa em diversas cidades. As estações oficiais apontaram 12% em Bagé e Quaraí; 13% em Encruzilhada do Sul; 14% em Alegrete, São Gabriel, Livramento, Rio Pardo e Serafina Corrêa, 15% em São Borja, 16% em Lagoa Vermelha e Teutônia; 17% em Canguçu; 18% em Caçapava do Sul e Santiago; e 19% em Cruz Alta, Uruguaiana e Dom Pedrito.

Em Porto Alegre, a umidade também foi muito baixa, entretanto não caiu a valores extremos como do Vale do Sinos. Os mínimos de umidade foram de 21% no Jardim Botânico, na zona Leste, e 28% em Belém Novo, na zona Sul da cidade.

Nesta noite, como é normal, a umidade se eleva e alcança marcas mais perto do tolerável. A umidade relativa do ar segue, porém, muito baixa à tarde nesta segunda-feira com valores inferiores a 20% em diversas cidades, apesar de, segundo os dados dos modelos, o dia não ser tão seco como foi este domingo no estado.

Há diferentes níveis críticos para a baixa umidade, conforme a Cepagri da Unicamp. Valores entre 21 e 30% são de atenção. Neste patamar de umidade, os cuidados a serem tomados incluem: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; permanecer sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; e consumir água à vontade.

Já quando a umidade se situa entre 12% e 20% o quadro é de alerta. O nível de atenção com a saúde é mais alto e exige suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Quando a umidade cai abaixo de 12% o status é de emergência. Neste caso, as orientações são de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, e manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.